Como tudo começou

15/10/07

Convido a conhecer...

SALVADOR DALI

Um grupo de amigos, no qual me incluo, resolveu ir até ao Porto, ao Palácio do Freixo, com o intuito de visitar a exposição de obras deste “Monstro Sagrado” das Artes. O tempo esteve favorável, a disposição de todos também e o interesse que nos levava a fazer esta viagem era igualmente aliciante.
Tive já oportunidade de visitar em Figueras, Espanha, o Teatro-Museo Dalí onde, creio, se encontra o núcleo principal da sua obra. Este Museu, instalado num antigo teatro municipal, foi escolha do artista porque ali fizera, 56 anos antes, a sua primeira exposição. Ele mesmo orientou (já quase com 70 anos) a remodelação do edifício e a instalação das suas peças . Veio depois a inaugurá-lo em 23 de Setembro de 1974. A sua ligação a este museu foi tão forte que pediu mesmo para ali ficar sepultado, o que veio a acontecer em Janeiro de 89.
Como é evidente não irei fazer comparação entre o que vi em Figueras e o que está, agora, nesta mostra no Porto. Aqui temos 285 peças, provenientes da “Fondazione Metropolitana de Milão, e algumas da Colecção Clot, entre esculturas , desenhos e quadros originais. Temos oportunidade de ver, especialmente, conjuntos de ilustrações que ele fez para “Fausto”, “Tricórnio”, “Gargântua” e “Pantaguel” e ainda para “A Bíblia Sagrada”. Destacarei destes, como preferência pessoal, o conjunto das 105 litografias referentes à Bíblia Sagrada.
Os inúmeros passos da História Sagrada, por demais conhecidos de todos nós, reproduzidos de milhentas formas por outros artistas consagrados, aparece-nos aqui, na interpretação de Dali, com uma frescura e originalidade inigualáveis. Aquela imaginação era realmente imparável. Se me fosse dado escolher seria esta colecção que eu traria comigo.
As esculturas, todas em bronze, algumas em tamanho bastante grande, são todas elas feitas pelo sistema de cera perdida. Isto, explicado resumidamente significa que, a partir do original é feito um molde em gesso, barro etc. que depois se reveste de cera. Sobre esta é colocado novo gesso o que faz um contra-molde. Por aquecimento faz-se desaparecer a cera. Entre os dois gessos fica assim um espaço que vem a ser preenchido com metal em fusão. O resultado é uma escultura leve (a espessura é a da cera) e com a forma exacta do original criado pelo artista.


Imagem d' "A Bílblia Sagrada" por Salvador Dali


Idem

A quem me lê, gostaria de ter despertado o desejo de se deslocar também a esta exposição e usufruir igualmente do prazer de contemplar um poucochinho do muito que Dali nos deixou. Termino com uma das suas polémicas frases:

“A diferença entre mim e os loucos, é que eu não sou louco!”

M.A.

1 comentário:

Gi disse...

Mas para nós foi a LOUCURA TOTAL!!!!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização