Como tudo começou

15/02/08

Espectáculo que evoca Fernando Pessoa apresenta-se em Alcácer do Sal antes de rumar a Inglaterra

O espectáculo "Fernando Mil Pessoas Uma Musa e...", do encenador italiano Mario Fedele e baseado em textos de Fernando Pessoa, é apresentado sábado em ante-estreia em Alcácer do Sal, rumando depois a Inglaterra.

A iniciativa, segundo divulgou hoje o município de Alcácer do Sal, está integrada nas comemorações dos 120 anos do nascimento do poeta português e a ante-estreia está agendada para o auditório municipal da cidade alentejana, às 21:30 de sábado.

O espectáculo, apresentado pela Leonor Alcácer Produções, combina a poesia, a melodia e o gesto expressivo, sendo a resposta a um convite do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões na Universidade de Oxford, na Inglaterra, para conceber, criar, produzir e realizar um trabalho original sobre a obra de Pessoa.

Depois de Alcácer do Sal, a produção estreia dia 27 de Fevereiro, pelas 18 horas, no Auditório do St John's College da Universidade de Oxford.

O espectáculo, produzido por Nuno Pinto Teixeira, conta com as interpretações da actriz Leonor Alcá­cer, da cantora Zi Plátano, da pianista Ana Rá e de Mario Fedele, como bailarino (Accademia Nazional Di Danza, Roma).

"Durante 65 minutos, podemos rever Alexander Search, Álvaro de Campos, Bernardo Soares, Alberto Caeiro e Ricardo Reis", heterónimos de Fernando Pessoa, declamados em português e inglês, acrescenta o município.

A apresentação do espectáculo em Inglaterra, "país grande na história literária e na representação dramática", justificam os promotores, está relacionada com a "oralidade da língua portuguesa e o seu valor na Lusofonia, assim como a universalida­de da obra de Pessoa".

Para a estreia em Oxford, foram convidadas "várias personalidades civis e da academia universitária, assim como do mundo diplomático, empresarial e cultural".

O espectáculo integra o Projecto Cego­nha - de acção social, cultural e educativa -, dirigido por Leonor Alcácer, que pretende iniciar uma fase de internacionalização para mostrar "o que se faz, ou se pode fazer, no actual tecido cultural português, sobretudo nas regiões mais descentradas e subde­senvolvidas".

Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Fui ver e não gostei da actriz.
"Muita parra para pouca uva".
Leonor Alcácer continua igual ao que era com 13 anos, não evoluiu.
Era péssima actriz e continua a ser,se não fossem os outros intervenientes teria sido um fiasco.
Aliás Leonor só continua a ser "actriz" porque recebe por ano da Câmara de Alcácer 11 mil euros.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização