Como tudo começou

19/03/08

574 ANOS DE "FEIRA DE MARÇO" EM AVEIRO

Nos dias 5 e 6 de Maio do ano de 1434 realizou-se a primeira Feira Franca de Aveiro. Como local privilegiado para as trocas comerciais que era, nessa primeira feira franca [livre de impostos] havia de tudo o que era comum á época. A experiência foi-se repetindo ao longo dos tempos tendo, contudo, passado a realizar-se em Março, motivo pelo qual acabaria por ficar conhecida como Feira de Março.

Hoje em dia é um certame que já criou raízes na região e que espelha a sua riqueza económica, num casamento feliz com uma componente de animação e de divertimentos mecânicos. É uma feira profundamente marcada pela presença de barracas de madeira, com as já tradicionais bancas de alfaias agrícolas e utensílios para o lar, ao lado de artesanato africano, mantas de trapos, louças, bijutarias ou presuntos da serra. Dentro dos pavilhões, os expositores reflectem a força económica de toda a região. As mais variadas empresas fazem-se representar expondo produtos ou fornecendo informações sobre a sua actividade.

A Feira de Março realizou-se, largos anos, na zona baixa da cidade, na Beira-Mar, inicialmente junto ao Canal Central, depois no largo do Rossio. Posteriormente no Parque Municipal e de Feiras e Exposições, junto ao Mercado Manuel Firmino passando, a partir de 2002, para novo Parque de Feiras, AveiroExpo, em Vilar.

Mais iformações aqui


FC

1 comentário:

M.A.R. disse...

No meu tempo de juventude, porque morava no distrito, era sempre um passeio obrigatório ir à Feira de Março.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização