Como tudo começou

22/03/08

CONVIDO A CONHECER:

AS CAPELAS DO BUÇACO



Sabia que na Mata Nacional do Buçaco existe uma Via Sacra? A origem parece ter uma forte ligação à Ordem dos Carmelitas Descalços, aí por volta de 1628. Há contudo referências anteriores de alguma simbologia religiosa implantada naquela zona.

Ao longo dos tempos conheceram-se ali diferentes construções ligadas ao tema. Foram aparecendo umas, para substituir outras que as condições atmosféricas deterioraram, ou foram sendo vandalizadas por gente de pouca consciência.

No início do Sec.XVIII, O Bispo D.António Vasconcelos e Sousa mandou substituir as pinturas murais das capelas, por figuras barrocas de terracota policromada. Estas, infelizmente, não tiveram melhor sorte que as pinturas referidas anteriormente, sendo o motivo o já mencionado também.

Em 1874 é decidido colocar no local novos grupos escultóricos , encomenda que foi entregue a Rafael Bordalo Pinheiro. Foram apenas executadas 55 figuras em barro que nunca chegaram ao destino, ficando onde ainda se encontram hoje, no Museu Malhoa, nas Caldas da Rainha.

Já no Sec XX, em nova tentativa de recuperação das Capelas, encarrega-se o ceramista Costa Motta, Sobrinho de executar as necessárias figuras bíblicas. Ele começou-as a partir de 1938 e são então estas, as que ali se encontram ainda hoje. Podemos vê-las, nas 14 Estações da Paixão, estando umas um tanto degradadas e, outras, já restauradas.

A foto, (de 1909) que encabeça este curto apontamento mostra Cristo e S.João, e foi uma das obras de Rafael Bordalo Pinheiro que ficaram no museu Malhoa.

Felizmente por isso, podemos ainda hoje admirá-la, em toda a perfeição, tal como o artista a concebeu.

M.A.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já tive oportunidade de visitar o Bussaco e fazer a Via Sacra toda. É um bocadinho penoso, mas vale a pena pela paisagem que se observa lá de cima. É claro que também pode lá chegar de carro, mas a emoção é diferente.

M.A.R. disse...

Parece-me que Via Sacra se deve fazer a pé, como penitência. Fazê-la de carro não vale, é batota!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização