Como tudo começou

19/04/08

JOGO DA MACACA

O jogo consiste em saltar sobre um desenho riscado com giz no chão,ou desenhado na areia.
Nesta imagem podemos ver o esquema do jogo.
Tira-se à sorte quem vai começar. Cada jogador, então, lança uma pedrinha, inicialmente na casa número 1, devendo acertar dentro dos limites. Em seguida salta, com um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegado ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até às casas 2-3, de onde o jogador terá que apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha para a casa 2 e assim sucessivamente, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, e tocar com a mão no chão ou se pisar fora dos limites das casas, o jogador passa a vez ao próximo, recomeçando a jogar na sua vez, no ponto em que errou.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Numa versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira-se de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte em nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono pode pisar inclusivé com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
A Wikipédia deu uma grande ajuda!
fc

10 comentários:

Simecq.Cultura disse...

Mas que divertida esteve a minha amiga a jogar a macaca!...Lá voltou ela aos seus tempos de escola, aposto!...
E também eu o fiz. Obrigada.

M.A.R. disse...

Na minha terra a pedrinha com que se jogava tinha o nome de "patela" e, no início do jogo, até lhe dávamos um beijinho para que ajudasse a um bom resultado. E a casa nº 10 tinha também a alcunha de "pescoço". No resto era tudo igual.

pensamentosametro disse...

Adorava jogar à macaca, pena que as nossas crianças já praticamente não o façlam.


bjos

Tita

Anónimo disse...

Amélia e Tita um dia destes vamos todas jogar, sim?
Eu vou avivando a memória das nossas infâncias. Pode ser que a moda volte a pegar, e os meninos passem a ir brincar um bocadinho para a rua com os papás.....

Laetitia disse...

Eu adorava jogar á macaca no recreio do colégio!
Aos países, á apanhada, á cabra-cega, o jogo das cadeiras e tantos outros.

Beijos

Gi disse...

Eu adorrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaavvvvvvvvvvvvvvvvvvaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
E fiz para o quarto dos meus filhos um tapete em esmirna com o jogo da macaca :)

Anónimo disse...

Amélia, Tita, Red, Gi, já podemos fazer uns joguitos, não é?
Se aparecer um cavalheiro, fica desde já nomeado oficialmente para "apanha pedrinhas ou patelas" :)

Raquel Costa disse...

Bem te dizia... este é bem maior que aquele que eu desenhava com as minhas vizinhas, com pedrinhas de cal de uma obra ao fundo de uma rua sem transito.
O que eu joguei tinha 3 ao pé-coxinho mais 2 com os dois pés 1 pé-coxinho outro com dois pés e o céu. De resto era o mesmo, quando se fazia até ao céu, voltava-se ao início mas atirando sempre a pedrinha de costas.

Anónimo disse...

Miké pois tens razão... nem reparei quando fui buscar a imagem...mas o sumo é o mesmo

Ana Pais disse...

Creio que no Brasil o jogo da macaca tem o nome de "amarelinha" e pode ter esta configuração, ou outras.
Eu cheguei a jogar à macaca, mas não era grande adepta.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização