Como tudo começou

24/05/08

A AMIZADE


Amizade é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Provavelmente o interesse dos amigos são parecidos, e demonstram, entre si, um senso de cooperação. Muitas vezes é baseada em comportamentos como:

A tendência de desejar o melhor para o outro;
Simpatia e empatia;
Honestidade;
Lealdade.

Geralmente a amizade leva a um sentimento de lealdade entre si, ao ponto de colocarem os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo e como Carl Rogers diz: "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
Os amigos evitam ser sufocantes ao outro, para que haja respeito pelos seus direitos. Ao sufocá-lo com exigências corre-se o risco de perdê-lo. Nada tem a ver, por exemplo, com a idade; podemos encontrar grandes amigos com idades bastante diferenciadas entre si. É um sentimento que pode durar uma vida inteira e, atrevo-me mesmo a acreditar que perdura para além da morte. Um bom amigo continua na nossa memória mesmo que já tenha deixado de se encontrar entre os vivos. A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, e uma necessidade de proteger e ser protegido por outros seres da espécie. Faz parte da amizade, não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.

Alguns amigos denominam-se "melhores amigos". Os melhores amigos, muitas vezes, conhecem-se mais que os próprios familiares e cónjuges. ". Quem comigo convive várias vezes já me terá ouvido dizer “que temos uma família por obrigação, a nossa, a de sangue, dentro da qual nascemos e uma outra, por devoção, os nossos amigos!” Aqui entre nós, um ou outro familiar até teremos que nos será menos caro que um amigo… Oa amigos funcionam quase que como um "confessionário". Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas mutuamente.
Por vezes, a amizade, atinge também uma maior intensidade quando a adversidade atinge um dos elementos. O verdadeiro amigo mais se aproxima do outro, se se apercebe que as coisas lhe estão a correr menos bem. Igualmente, pela inversa, temos também a possibilidade de conhecer “os falsos amigos”.

Sem desejar cair em exageros eu não quero igualmente esquecer de falar na amizade que um humano pode receber também de um animal irracional. Não são poucos os exemplos que podemos encontrar que nos demonstram isso.

Os amigos sentem-se atraídos pelos outros pela forma como eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam, pelo simples facto de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigos.
Por muito que se possa explicar psicologicamente sobre a amizade e por muito que falem dela como um objecto científico e a estudem, a amizade é um sentimento que se deve preservar a todo o custo.

Esta minha dissertação sobre a amizade (onde incluí também algumas considerações e afirmações retiradas da Wikipédia) foi-me sugerida, imaginem, pela bonita imagem que recebi por mail e com a qual decidi abrir este post. Por certo já identificaram o bordado do Minho, (disseram-me ele ser mais característico de Ponte do Lima ) de um lenço dos namorados. Reparem como a ingenuidade e simplicidade desta frase bordada num retalho de linho nos levou, a mim e a vós, leitores que me lêem, a este encontro de alguns minutos, para falar sobre um sentimento tão importante…
E é pois, com AMIZADE que, de vós, hoje me despeço!
M.A.

6 comentários:

Gi disse...

A amizade de um amigo também bale, bale muito ... mééeéééé!!!!

Beijinhos da maluca da Gi

Anónimo disse...

Bom, Gi, não dava jeito nenhum estragar a rima no bordado do lenço só para lhe acresecntar o género masculino. Lá estava o textopara provar que não fiz descriminações de sexos. "Benha" de quem "bier" a amizade "bale" sempre!
Beijinhos recebidos, agradecidos e retribuídos com amizade.Apareça sempre que queira.

Anónimo disse...

A amizade duma amiga
"bale" mais que tudo na vida
a amizade dum amigo
"bale" muito, eu que o diga!

Dizem que em "Bila" "Berde"
Há lencinhos aos milhares
Comprai meninos, comprai...
para às meninas dares

Logo elas a correr
os "bão" comprar pois então!
Se eles dão às menias,
Elas aos meninos dão.....

Anónimo disse...

Para a Fátima:

Amizade não tem sexo
Fique com esta verdade:
Qu' importa se é "ele" ou "ela"
Quem nos dá boa amizade?!...

Raquel Costa disse...

Pois sim, nesta dissertação sobre a Amizade com muito me identifico e muito poderei ainda acrescentar.
Tenho algumas opiniões que atempadamente divulgarei no meu blog.
Até lá... que a amizade nos traga a todas/os muitos e bons Amigos.

Anónimo disse...

Como não consigo competir com estas duas poetisas,aqui vai a minha participação:
Versos e Música: José Afonso

Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também

Em terras
Em todas as fronteiras
Seja bem vindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
(Em toda a parte em todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização