Como tudo começou

17/05/08

Carrinho de esferas ou rolamentos

Como construir (sempre na presença de um adulto)

Material necessário:
  • 1 tábua para servir de base com 60 x 30 cm. Esta medida depende do teu tamanho: senta-te nela (como se o carrinho estivesse pronto) e vê se podes conduzir confortavelmente. Tens de poder esticar bem as pernas como quando tens de virar. Se puderes fazer a frente mais estreita, ficas com mais espaço para curvar.
  • 1 ripa com 5 cm de largo x cerca de 3 cm de altura (em média) para servir de eixo da frente. Deve ter um comprimento de cerca de 60 cm. Se for muito curta, tens dificuldade em fazer as curvas, se for demasiado comprida, "salta-te" o pé ao curvar. Bom é o meio-termo. Experimenta "em seco".
  • 1 ripa com 5 cm de largo x cerca de 3 cm de altura (em média) para servir de eixo de trás
    Deve ter um comprimento ligeiramente maior do que a largura da tábua-base. Não precisa ser do tamanho do eixo da frente, mas se for, não faz mal.
  • 4 rolamentos de tamanho médio - pede-os numa oficina, normalmente dão-nos, porque não têm de ser novos.
  • 1 cordel com cerca de 1 metro (se for preciso menos basta cortar)
  • Pregos médios e grandes (mais de 8) e/ou parafusos
  • 1 parafuso e porca (maior do que a soma das alturas do eixo da frente e da tábua-base, com alguma folga). Se arranjares também quatro anilhas, melhor.

Ferramentas necessárias (idealmente todas estas, mas podes resolver o caso com menos):

  • serrote
  • grosa (lima grossa)
  • martelo
  • berbequim (e broca do tamanho do parafuso)
  • chave de parafusos (se os fores usar)

Nota: se decidires tornar o teu carrinho de esferas mais confortável e/ou decorá-lo, podes fazer um assento, pintar o carro, fazer umas "costas", pôr um sistema de "volante", etc. O que ensinamos aqui é mesmo o mínimo.

Obrigada pela dica

Nos meus tempos de criança, este era um dos meus brinquedos favoritos.

As corridas de carrinhos de esferas valeram-me algumas mazelas e muitas alegrias.

Numa altura em que as brincadeiras eram praticamente todas de rua, bastava escolher uma estrada inclinada e sem trânsito (o que não era difícil), emlá ia a miudagem exibir os seus bólides de vários modelos, cores e tamanhos.

Aqui fica a sugestão para uma corrida um dia destes.

fc

4 comentários:

António Inglês disse...

Bom dia!

Ainda bem que passei por aqui hoje pois tive a oportunidade de voltar aos meus tempos de infância.
Os carrinhos de rolamentos foram uma das paixões da minha juventude e como vivia numa Praça em Lisboa algo inclinada, era pelas ruas dessa Praceta que eu e os meus amigos, alguns que já não vejo há muitos anos, fazíamos corridas loucas. Depois lá vinham as quedas mas a ninguém doíam...
Obrigado pela viagem.
Um abraço e bom fim de semana
António

Raquel Costa disse...

ohh, que bom!
sempre com algum receio desci um sem número de vezes esta mesma rua num carrinho dos meus vizinhos, agora é totalmente impossível dado o fluxo de "carros a sério" que a povoam.
o carrinho, tanto quanto me lembro, era só um e nós eramos uns quantos, não havia discussões, havia partilha feliz.
um beijo e OBRIGADA

Anónimo disse...

Como a minha infância foi passada na província e até em casa havia uma fábrica de mobiliário, tudo se conjugou para que também eu andasse numa traquitana destas. Para os rolamentos íamos à garagem de um tio paterno.

Anónimo disse...

Se cada post valer um sorriso que seja, já é razão mais que suficiente para a sua existência.
Este vale por muitos, porque todos ficámos agradados com o brinquedo.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização