Como tudo começou

11/05/08

O 1º automóvel em Portugal


O primeiro automóvel a chegar a Portugal foi um veículo da marca Panhard-Levassor tendo sido importado de Paris pelo 4º Conde de Avilez, em 1895.

Na alfândega de Lisboa, ao decidirem a taxa a aplicar, hesitam entre considerar aquele estranho objecto máquina agrícola ou máquina movida a vapor. Acabam por se decidir por esta última.

Este veículo ficaria também para a história por um acontecimento insólito: logo na sua primeira viagem, entre Lisboa e Santiago do Cacém, ocorreria o primeiro acidente de viação em Portugal, tendo por vítima um burro, atropelado a meio do percurso.

A primeira lei de trânsito chamava-se Lei da Bandeira Vermelha e foi promulgada em 1836, na Inglaterra. Além de limitar a dez quilometros por hora a velocidade máxima, obrigava a que o carro fosse precedido por um homem que acenava com uma bandeira vermelha e tocava uma corneta, para alertar os pedestres da aproximação do veículo. Este aviso era feito a 60 metros de distância.
fc

1 comentário:

Anónimo disse...

O veículo ficaria para a história, mas, quanto a mim, o burro ficou também, como o primeiro sinistrado desta veloz máquina automobilística!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização