Como tudo começou

19/05/08

O Aquário Vasco da Gama faz 110 anos !!!





No dia 20 de Maio de 2008 o Aquário Vasco da Gama completa 110 anos de existência. Nesse dia celebra-se também o Dia da Marinha, entidade que tutela o Aquário desde 1901. Para assinalar esta efeméride é oferecida entrada gratuita a todos os visitantes nesse dia.

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado em 1898, numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. A Comissão Executiva destas celebrações, desejando perpetuar a memória de tão importante acontecimento, decidiu mandar construir um Aquário com objectivos de recreio e instrução popular. A construção do edifício, da responsabilidade da Comissão Executiva do IV Centenário, teve a orientação do Engenheiro Albert Girard , um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.

Na altura da inauguração o Rei D.Carlos, cuja influência havia sido determinante para a edificação do Aquário, realizou numa das suas salas uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.

Os custos da obra orçaram em cerca de 60 contos de réis e o edifício encontrava-se dividido em dois corpos solidários: um onde funcionavam os serviços de apoio e o outro destinado à exposição ao público. Este último compreendia uma sala de entrada (átrio), uma sala de exposição de espécies de água doce (com 29 aquários), uma galeria com aquários de água salgada (21) e uma sala destinada a exposições. As espécies expostas pertenciam, na sua totalidade, à fauna indígena do nosso país.

fc

4 comentários:

Raquel Costa disse...

É lindo e sempre muito curioso o nosso Aquário Vasco da Gama.
Tentamos ir pelo menos uma vez por ano. Este ano já por lá passámos.
Um Museu também bem recheado é o do Museu do Mar em Cascais, paralelo pela história do nosso Rei D. Carlos, vale a pena visitá-lo e remontar um pouco às origens do povo de Cascais (não dos tiozocos). Só tenho pena (e não sou a única) que os dioramas que eram únicos (pelo menos nunca vi nada assim noutros museus, mesmo europeus), tenham sido tapados com uns painéis azuis limpos e imaculados... opções...

Anónimo disse...

O Aquário do Dafundo tem uma história muito rica dada a sua longevidade e as muitas gerações que o foram visitando e dele ficaram com recordações.Prometo que um dia destes vos trarei mais informação curiosas sobre ele.

Anónimo disse...

Amélia venham essas fantásticas histórias do baú.

Anónimo disse...

Nem só de motivos marinhos o nosso Aquário Vasco da Gama tem para oferecer a quem o visita. Já foram apresentadas várias exposições, numa sala muito bonita, só é pena que a maioria das pessoas não tenham conhecimento desse espaço. Talvez por falta de uma melhor divulgação das Entidades organizadoras e também de paineis visíveis a quem passa.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização