Como tudo começou

30/06/08

AVEIRO E AS SUAS ENGUIAS


Falar de Aveiro e da sua Ria, bem como de toda aquela zona envolvente ( Ílhavo, Murtosa, Estarreja, Ovar), no que toca à gastronomia, sem referir as enguias, é quase como ir a Roma e não ver o Papa. São muitas as receitas de cozinhados que se fazem com elas, mas, as mais tradicionais, são sem dúvida, em caldeirada, fritas ou em molho de escabeche. Refiro que o escabeche de enguias, já industrializado, viaja hoje para várias zonas do país e estrangeiro, acondicionado nas típicas barricas, quantas vezes para matar a saudade de gente aqui nascida e que teve que emigrar em busca de melhor vida.
Também muita gente já comeu a característica caldeirada e dela ficou com boas recordações. Pois bem, a estes que gostarão de a repetir e aos outros que ainda não tiveram oportunidade de a provar no local, darei a possibilidade de irem até à cozinha experimentar a receita que deixo a seguir.
Trata-se de uma receita antiga e vai tal qual a encontrei escrita. Aviso que terão mesmo que fazer a conversão de “$” para “€” e, também, calcular a relação preço/quantidade do ingrediente mencionado!…


CALDEIRADA DE ENGUIAS À PESCADOR

1,5 Kg de batatas / 2 dúzias de enguias / 1$00 de unto de pão / 1 tomate / salsa q.b. / 1 folha de louro / 2 cebolas / 2 colheres das de chá de pó de enguias / 1 ramo de hortelã / vinagre q.b. / pimenta q.b. / 1,5 decl. de azeite e 2 dentes de alho.

Põe-se um tacho no lume com água, azeite, cebola às rodelas, tomate, salsa, hortelã, pimenta, louro, unto de pão, batatas às rodelas, sal e as enguias, já amanhadas. Quando estiver cozido,(verifica-se carregando na parte mais grossa das enguias, com dois dedos), tira-se o unto de pão, para uma malga, miga-se com um pouco de sal, juntando-o novamente no tacho.
Para uma terrina, cortam-se bocados de pão, sendo melhor o da véspera e, em cima deste, põe-se o molho das enguias. Deste modo fica feita a sopa.
Colocam-se depois as batatas e as enguias numa travessa e, em cima entorna-se o molho que é preparado da seguinte forma: _Numa malga deitam-se 2 conchas de caldo, vinagre, sal e alhos cortados em bocadinhos. Mexe-se tudo e entorna-se por cima das enguias.

P.S.- “Unto de pão”é gordura da barriga do porco colocada no sal durante uns dias. “Pó de enguias” é açafrão da Índia.

M.A.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito de Aveiro, mas de enguias não.
Troco por ovos moles, pode ser?
Obrigada por este pedaço de história

Anónimo disse...

Fátima, não perde pela demora...

Anónimo disse...

Amélia.... estou à espera!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização