Como tudo começou

19/06/08

Garfield estreou há 30 anos.....

O gato Garfield é estrela duma das bandas desenhadas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo. Os outros personagens principais são Odie estúpido, e , um cãoJon Arbuckle, um cartunista, dono dos dois. Garfield é criação de Jim Davis, que tirou o nome do seu avô James Garfield Davis (este teve seu nome inspirado pelo presidente americano James Garfield).
  • Garfield estreou em 19 de Junho de 1978. Tinha traços disformes, bochechas enormes e olhos pequenos. Já mostrava sarcasmo:

Jon - Oi, eu sou Jon Arbuckle, e este é meu gato, Garfield.
Garfield - Oi, eu sou Garfield, sou um gato, e este é meu cartonista, Jon.

  • Esta banda desenhada ironiza pessoas que transformam os animais de estimação nos "donos da casa". Também mostra um gato actuando como homem (inclusive, andando em 2 patas) e enfrentando problemas humanos (dieta, tédio, aversão às segundas-feiras, etc.).
Peronagens:

Garfield
- Um gato laranja às riscas. Preguiçoso, guloso, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora "correr" com o Odie da mesa, caçar pássaros e carteiros. O seu prato favorito é lasanha. Odeia a segunda-feira, passas, dietas e caçar ratos ("Lábios que tocam num rato jamais tocarão os meus"). Garfield adora matar aranhas e sofre de ataques de sono.
Odie
- O "parceiro" de Garfield. É um cão idiota, definido por Garfield como "uma língua com olhos e patas", por estar sempre a abar-se e com a língua de fora. A sua primeira aparição foi em 8 de Agosto de 1978.
Jon Arbuckle
- O cartonista, dono de Odie e Garfield. É um fracasso com as mulheres, veste-se muito mal e geralmente cai nos truques do gato.
Nermal - O "gato mais lindo do mundo". Aparece frequentemente , para desprezo de Garfield. No desenho, Garfield gosta de tentar mandá-lo para Abu Dhabi.
Pooky
- o urso de peluche de Garfield. Na sua primeira aparição, Garfield procurava algo na gaveta de Jon e achou Pooky.
Arlene
- a namorada de Garfield. Aparece esporadicamente.
Lyman
- amigo de Jon, o dono original de Odie. Em 1983 desapareceu, reaparecendo em 19 de Junho de 1988, data em que se comemorou o décimo aniversário de Garfield.
Liz Wilson - a veterinária de Garfield.
Herman Post
- O Carteiro de Jon. Garfield passa a vida a atormentar o carteiro .
Wilhelm Burtside - Vizinho irritadiço e mal-humorado de Jon Arbuckle, é outra vítima constante das armações do Garfield, especialmente no que diz respeito ao mau uso da churrasqueira "emprestada" de Burtside.
Binky, o palhaço - ridículo animador infantil de televisão, caracterizado pelo seu grito "Ooooooi, crianças!", o qual é normalmente modificado por "Oooooi, gato!" para pregar sustos às pessoas, especialmente ao pobre Garfield.
Balança - A balança da casa de banho possui um processador, por isso, fala. Quando Garfield resolve usá-la, geralmente a balança vai para o lixo por dizer frases como: "Diga-me, já alguma vez pensou em seguir carreira como barcaça fluvial?" "Sou uma balança de casa de banho! Não peso cargas!" "Quantos são vocês aí em cima?" "parabens,esta voz oficialmente interdita a passagem por certas pontes!"
fc

8 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui temos este simpático bichano conhecido já de todo o mundo! Benvindo sejas ao blog da Simecq. É com todo o gosto que te recebemos, trazido pela mão da Fátima. Ela faz igualmente a apresentação dos bonecos que completam o conjunto que te rodeia, com uma descrição que logo nos desperta um sorriso. Nada mais salutar para o despertar de um novo dia!
Obrigada!...

Patti disse...

Olá Fátima,
Vim retribuir a tua simpática visita (já da outra vez aqui passei) e agradecer os elogios.

Pelo que consigo ver, também 'conheces' a Gi do 31, não é?

Outra coincidência, morei na Cruz-Quebrada!

V. disse...

Toda a gente gosta do Garfield. Eu gosto do Odie e do dono.

:)

Bjokas

Anónimo disse...

Amélia eu também gosto destes bonecos.
Patty obrigada pela visita. É como dizes, sou amiga da Gi há uns 8 ou 9 anos.....e também já vivi na Cruz Quebrada.....
Vanda estou contigo!

Raquel Costa disse...

O Odie não é estúpido, apenas é um pouco distraído...
O Garfield não é gordo, apenas armazena inteligência.
E... também o Garfield gosta de ursos...
Bj

Anónimo disse...

As expressões destes bicharocos são tão ternurentas.

M disse...

Eu gosto muito do Oddie, não tão estúpido como se possa pensar ;p

Anónimo disse...

Oddie, como vês tens aqui muitos admiradores......

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização