Como tudo começou

23/06/08

Quiosques









Lisboa Porto

Um quiosque (do francês kiosque, derivado do turco köşk, do persa košk que significa pavilhão) é uma pequena construção aberta por todos os lados, geralmente de planta octogonal e erigida em lugares públicos.

Estruturalmente, um quiosque é composto pelas seguintes partes:

  • cúpula;
  • protecção, eventualmente completada por um toldo;
  • corpo;
  • balcão;
  • base.

Usualmente destina-se à venda de jornais, revistas, flores ou pode funcionar como bilheteira, posto de informação ou sanitários públicos.

fc

6 comentários:

Patti disse...

E também havia lá um. E sim, aquela era a D. Maria, a capelista, na linha do eléctrico, em frente ao Sr. Silva. Ahahahahha

Ana Oliveira disse...

Gosto de aqui vir porque há sempre algo de novo para aprender...

Abraço
Ana

M disse...

Esse tipo de quiosques são pitorescos e é uma pena que estejam a desaparecer, pois acho que caracterizam a zona onde existem... compreendo que sejam substituidos por "pavilhões" com melhores condições, mas fico com pena da extinção destes velhinhos... será que não seria possivel manter o formato e as características destes simbolos e apenas lhe conferir melhores condições? Os novos são tão... sei lá, nem sei que palavra usar...

Borboleta disse...

As tradições e coisas antigas vão-se perdendo...infelizmente desenvolvem novos projectos, mas ninguém se lembra de "restaurar" e preservar os antigos...é a única coisa que consigo dizer!

É uma pena!

Beijinhos

Anónimo disse...

Bonita esta ideia da Fátima de reavivar estas "velharias" que aínda poderemos ver aqui e alí.Permitam que vos lembre também que a saudosa Maluda fez uma bonita colecção de pinturas sobre quiosques de Lx.

Anónimo disse...

Patti ainda há. Continua na mesma.
Ana obrigada É tão bom ouvir elogios!
M possível manter, eu acho que era. Falta o mais importante. A Vontade!
Borboleta é isso mesmo.
Amélia avancemos com a postagem das pinturas da Maluda. Ela bem o merece

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização