Como tudo começou

20/06/08

Viana do Castelo - 750 anos


No âmbito das Comemorações dos 750 Anos do Foral Afonsino que Viana do Castelo realiza durante toda a semana, está previsto um monumental fogo de artificio na noite do próximo sábado, que será lançado de trinta e dois pontos diferentes da cidade. O fogo-de-artifício, a cargo da empresa Pirotecnia Minhota, inclui 48 mil disparos em apenas sete minutos e irá iluminar a cidade, o rio e o Monte de Santa Luzia.

A este espectáculo pirotécnico vão juntar-se ainda um conjunto de iniciativas que decorrerão durante todo o fim-de-semana na cidade de Viana do Castelo, que se encontra engalanada para a festa.

No sábado, e para além da feira medieval e do torneio medieval, Viana do Maranhão (Brasil) apresenta-se na Praça da Liberdade para um espectáculo de música e dança tradicionais daquela cidade geminada com Viana do Castelo. No domingo, entre as 15h00 e as 17h00, decorre o Festival Náutico, organizado pelos clubes de Viana do Castelo (Iate Clube de Viana, Clube Náutico de Viana do Castelo, ARCO, Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak e o Viana Locals e a Associação do Norte de Windsurf). O festival integra o desfile, em zonas delimitadas no rio Lima entre a ponte metálica e a Praça da Liberdade, de cerca de oitenta embarcações de canoagem, remo, vela e windsurf.

Ao fim da tarde (17h00), nas principais ruas da cidade, mais de 1500 figurantes integram o Cortejo Histórico dos 750 Anos de Viana do Castelo. O cortejo com 25 carros alegóricos integra um desfile com os grandes momentos da História de Viana do Castelo, desde a ocupação castreja até aos dias de hoje, passando pela lenda do Rio Lethes, D. Afonso III ou as aventuras brasileiras dos vianenses, com o seguinte trajecto: Alameda João Alves Cerqueira, Avenida dos Combatentes, Rua Cândido dos Reis, Rua Nova de Santana, Rua de Aveiro e Afonso III.

Fica a proposta para um fim de semana diferente e cheio de actividades!

fc

6 comentários:

Gi disse...

EU VOU!

Anónimo disse...

Ora vejam como a Fàtinha é mesmo bairrista!...
Bom, eu também tenho pena de não ir até lá mas vou mesmo ficar pelo Porto...

Raquel Costa disse...

Que coisa... ainda não é desta...
Bom fim de semana!
Bj

Anónimo disse...

Quando Viana do Castelo comemorar os 1000 Anos, eu vou... Não está certo os 750 anos deviam ser festejados no dia 28, para a je poder ir!

Ana Pais disse...

Adoro Viana do Castelo! Não há Verão que não passe por lá!

O fogo de artifício deve ter sido um espectáculo magnífico! Se fosse mais para Agosto, eu poderia presenciá-lo "in loco".

Anónimo disse...

É bom saber que Viana tem muitos admiradores.
E não se falou aqui das praias, dos rios, dos recantos fantásticos que proporcionam uma tranquilidade ímpar!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização