Como tudo começou

29/07/08

MALUDA E OS FAROIS



Hoje voltarei a falar de Maluda cujo nome, na pintura portuguesa é uma referência muito forte. Palavras suas que já nos dão a conhecer um pouco de si própria :
“Não acredito na pintura de ocasião, de inspiração”. “A pintura é trabalho, a Arte dá trabalho”, acrescentava. Por isso pintava todos os dias religiosamente, como um emprego. De preferência, à tarde, quando as cores eram mais puras, mais filtradas.
Como confessou também numa entrevista, “a atmosfera fica mais calma, tudo é mais ameno e bonito”. A geometria das formas é uma das características da pintura de Maluda. O mundo de Maluda não era o preto e branco e isso é bem visível na sua obra onde a cor, os tons claros e os contrastes assumem primordial importância.
Outra grande pintora portuguesa, Maria Helena Vieira da Silva teve a respeito da sua pintura esta curiosa definição:
“Os quadros de Maluda são um hino, um louvor à vida, ou seja a construção do abrigo humano”.
Em 28/06/08 mostramos os selos feitos a partir dos seus quiosques, hoje trazemos os selos relacionados com os Faróis da Costa Portuguesa. Espero que seja do vosso agrado vê-los também.

(Elementos recolhidos na Net)

Selos Faróis da Costa Portuguesa, 1987
Reproduções offset feitas a partir de originais em gouache

Imagem 1
Farol de Aveiro e farol da Berlenga

Imagem 2
Farol do Cabo Mondego e do Cabo de S. Vicente



M.A.

4 comentários:

Raquel Costa disse...

outro "doce" do nosso Portugal imortalizado por Maluda.

Anónimo disse...

Emmatheias:
Gostei francamente da forma como adjectivou os farois que Maluda imortalizou. Felizmente foram muitos os "doces" que ela nos deixou. E muitos mais seriam se a morte a não tivesse levado tão cedo.

Anónimo disse...

As janelas de Maluda, também são muito bonitas. Em todas as pinturas esta artista não deu só realçe ao tema principal, neste caso os faróis, as cores do nosso mar e do céu mereceram-lhe sempre destaque.

Anónimo disse...

Anónima não, Francisca

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização