Como tudo começou

27/08/08

APRESENTO-VOS O "PUPPY"

(Clique para ampliar)

Para quem não saiba, foi este o nome dado a um simpático cachorro, todo feito de flores e verdura, que se encontra desde 1997, defronte do famoso Museu Guggenheim, projectado pelo não menos importante arquitecto, Frank Gehry, em Bilbau, Espanha. O criador do Puppy foi o americano Jeff Koons.

Tem uma enorme estrutura em aço inoxidável que sustenta um composto de terra, onde foram plantadas milhares de flores, de variadas cores e espécies. Inclui igualmente um sistema de rega automático que mantém aquele conjunto sempre viçoso. É uma obra de arte que faz parte da exposição permanente do museu e veio mesmo a tornar-se um símbolo da cidade, aparecendo frequentemente em filmes, publicações etc., relacionados com Bilbau.

Não tenho dados do seu tamanho, mas convido-os a imaginá-lo, comparando-o com a figura humana que se vê, na foto, à direita.
Sei que o artista tinha já feito em 1992 um cachorro idêntico para uma exposição na Alemanha e, ainda, uma outra versão, que esteve junto do Rockfeller Center, em Nova Iorque. Este, na América, tinha, ao que se diz, 43 pés de altura ,(cerca de 13 metros) e era composto com 70.000 flores frescas.

Estive junto do Puppy em Outubro de 98 e lembrei-me de ir buscar uma das fotos que fiz na altura, para vo-lo dar a conhecer também!

M.A.

6 comentários:

Anónimo disse...

Uma verdadeira obra de arte.

rosa disse...

fátima: quando puderes, envia-me o teu mail: romiragaia@gmail.com

f@ disse...

Lindo demais... os cães, os gatos e todos os animais merecem do ser humano este carinho...
obrigada pela imagem ... adorei.
se todos os artistas fossem assim tão sensiveis os animais não teriam de sofrer tanto e as flores podiam ser belas da mesma forma ou ainda mais belas....
gostei imenso
beijinhos das nuvens

Ricardo disse...

eu já lá estive, e senti-me pequenino perante tamanha grandeza e beleza.
que boa recordação...
Ricardo Pinto

Anónimo disse...

Não tive o prazer de ver, mas que deve ser lindo, deve, não tenho dúvidas!

Anónimo disse...

Não tive o prazer de ver, mas que deve ser lindo, deve, não tenho dúvidas!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização