Como tudo começou

23/09/08

A máquina de costura...



... é um aparelho utilizado para unir ou prender partes de tecidos ou outros materiais flexíveis, por exemplo na fabricação de peças de vestuário ou de calçado. Basicamente, a máquina consiste num mecanismo que faz mover uma agulha na ponta da qual está enfiada uma linha que é em cada movimento de passagem pelo tecido enrolada noutra linha colocada numa bobine separada.

O movimento pode ser feito manualmente, por meio de um pedal ou por um motor eléctrico. Existem muitas variantes da versão básica, algumas especializadas para certas funções, como por exemplo para cortar e chulear (chamadas também de "máquinas de cortar"), para pregar botões, e para uso domestico ou em fábricas.

Aqui podemos ver como tudo funciona

5 comentários:

Patti disse...

Tenho ainda da minha avó, uma singer preta e dourada, com mesa de madeira e ferro forjado preto.
Tudo num estado impecável, faz parte da mobília da minha casa.

Clotilde Moreira disse...

A máquina que utilizo é uma Singer com pelo menos 94 anos.

Clotilde

Anónimo disse...

Não esqueçamos que foram instrumentos de trabalho para muito boa gente!
Ainda mesmo quando não se falava em motor eléctrico,instalado nestas máquinas, já havia quem passasse dias inteiros costurando para ganhar o pão de cada dia. Hoje, algumas destas relíquias passaram a ser objectos de adorno, como podemos ver no primeiro comentário.

Anónimo disse...

A minha mãe tem uma singer que era da minha avó, e ainda funciona. os meus filhos adoram pedalar na máquina.

Laetitia disse...

Aprendi tudo isso com o alfaite com quem trabalhei durante 6 anos...
Ele contava-me histórias do seu tempo de aprendiz!
Deve ser dos poucos alfaites em Lisboa que ainda trabalha á moda antiga e que é perfeccionista no seu trabalho.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização