Como tudo começou

18/10/08

O LIVRO DE MONTARIA DE D.JOÃO I

(Clique para ampliar)


As Obras dos Príncipes de Avis, designação adoptada pelo Prof. Manuel Lopes de Almeida, para o conjunto dos livros escritos pela Ínclita Geração e que engloba o Livro de Montaria de D.João I, O Leal Conselheiro e o Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda a Sela, ambos de D.Duarte, e o Livro da Virtuosa Benfeitoria, do Infante D. Pedro, também autor da versão portuguesa do Livro dos Ofícios, de Marco Túlio Ciceram (Cícero), caíram durante séculos na indiferença quase geral.

Nos últimos tempos, porém, assistiu-se a um redobrado interesse pelo Livro de Montaria, por parte não só de bibliófilos e estudiosos da Literatura Portuguesa medieval como dos que encaram como uma nobre arte a perseguição da caça corrida por matilhas de cães nos montados. Sobretudo por aqueles que mais cultos, descobriram como o Mestre de Avis, na sua obra já considerava que “ao ver como o jogo de andar ao monte era tão bom e tão proveitoso, que em sua bondade passa todos os jogos que agora são habituais, [ e por isso ] os homens por ele podem aproveitar mais que nenhum dos outros de que os homens agora usam”.

O Círculo de Bibliofilia Venatória Madrid mandou realizar uma edição fac-similada apenas de 300 exemplares e extraordinariamente valiosa do Livro de Montaria publicado no séc, XVII, cuja importância e actualidade justificou a sua exposição na Bélgica, no decorrer da Europália. Trata-se de um documento do acervo da Biblioteca Nacional de Lisboa e é o mais antigo manuscrito que se conhece da obra de D.João I, uma vez que nunca se descobriu o original do séc. XV. A principal alusão a este livro encontra-se no preâmbulo da edição seiscentista, onde pode ler-se que se trata do “Livro de Montaria composto pólo Señor Rey Don Joaom de Portugal e dos Algarues, e Señor de Ceuta, trasladado de um Original de maom escrito em pergaminho que se achou na Libreria do Collego da Comp. Ihs de Monforte de Lemos pólo Bacharel Manoel Serrão de Paz este anno de mil e seyscentos e uinte e seys”.

Excerto de um artigo, não assinado e foto publicados na revista do Club do Coleccionador.

M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização