Como tudo começou

21/06/09

A origem do micro ondas


O forno micro-ondas ou forno de micro-ondas é um aparelho eletrodoméstico que permite a preparação rápida de alimentos para o consumo humano ou de animais. Não se devem colocar utensílios de cozinha de metal, nem organismos vivos.
O
aquecimento ocorre por causa da excitação das moléculas de água dos alimentos.


Em 1946 a empresa Raytheon patenteou o processo de cozinhar por micro-ondas e em 1947, construíram o primeiro forno de micro-ondas comercial, o Radarange. Tinha 1,70 m de altura e pesava 340 kg. Era arrefecido a água e produzia 3000 watts, aproximadamente três vezes a quantidade de radiação produzida por fornos de micro-ondas actuais.


Saiba nais aqui
fc



4 comentários:

Malay disse...

A entrada do micro-ondas cá em casa foi polémica. Tínhamos medo das radiações, e, de tudo o que, o nosso desconhecimento, deste novo electrodoméstico, podesse trazer.
Foi a minha mãe que pediu licença para nos oferecer um. De facto, é um maravilhoso auxiliar de cozinha. Mas,as dúvidas ainda persistem... Ainda, se discute, os "ftalatos" que saem dos plásticos, das coberturas para os pratos que vão ao micro-ondas. Mas, enquanto tal, cada um vai utilizando este libertador de ondas à sua maneira. Sim, porque a nossa casa procura ser uma casa democrática...

Raquel Costa disse...

a adesão foi TOTAL. Neste momento quando o microondas se avaria é um "Deus nos acuda" como se aquece o leitinho da manhã? E os restos do jantar? Eh pá, esqueci-me de tirar os bifes ontem à noite do congelador! E o pão congelado para o pequeno almoço? Até o bolinho de chocolate feito em 5 min (com o chocolate a escorrer).
Bjs

Quica disse...

Para mim também é um ajudante na nossa cozinha, poupa tempo e trabalho.
Quanto às radiações, pouco se sabe. Mas também os escapes dos automóveis provocam doenças respiratórias e nem por isso deixamos de andar na rua.

Fatima disse...

O tempo que eu levei para me render ao microondas.... e continuo a não ser grande fã destas modernices.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização