Como tudo começou

21/09/09

«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!


Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».

«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

«Amigo» (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!

«Amigo» é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

«Amigo» é a solidão derrotada!

«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'

Recebe este voto, amigo,
Que eu, fiel ao uso antigo,
Quis trazer-te neste dia
Em poucos versos singelos.
Qualquer os fará mais belos,
Ninguém tão d’alma os faria.

Almeida Garrett, in 'Folhas Caídas'


fc

12 comentários:

X disse...

A subtileza desta mensagem não passou despercebida. Antes engrandece o tacto e o sentimento de quem a escolheu. Que não se percam os valores que ditam manifestações de carinho como esta, coisas que já vão rareando nos tempos que correm. Agradecimento sincero, amiga, espero que até sempre!

Elvira Carvalho disse...

Linda esta mensagem. Quem dera que se espalhasse no coração daqueles que têm poder para acabar com as guerras.
Um abraço e uma boa semana

Fatima disse...

Este post é efectivamente dedicado a uma pessoa a quem quero muito.
Como sei que se publicasse o nome a iria magoar, fica assim de forma subtil o meu abraço neste dia.

Gi disse...

Parabéns para a Querida que eu sei que vocês sabem que eu sei.

M.A. disse...

Fátima:
Tenho estado a dar voltas à cabeça tentando descobrir quem é o amigo aqui mencionado. Ouve-se dizer, frequentemente, que "a curiosidade levou a língua ao gato". Ora, mesmo correndo o risco de que me aconteça o mesmo que ao dito felino,estive dando corda aos neurónios e, quase de certeza que já descobri. Fique atenta à cx do correio. Um abração.

F disse...

E será até sempre, mas não esperou muito para que fosse "até daqui a um bocado"...Esta Anónima que postou é "diabólica"...

X disse...

Para a Fátima:

Quando penso em dizer-te
O que penso, não consigo.
Quanto mais quero dizer-te
É quando menos te digo.
X

Zé disse...

Está subtil mas eu reconheci aquelas mãos; é que pegam-me ao colo desde que nasci!!!
Um beijo de agradecimento à Fátima!

Quica disse...

Tenho estado a pensar no que posso transmitir. Em verso não consigo competir com os nossos poetas e poetisas. No entanto estou com uma música na minha memória.
Feche os olhos e desfrute desta linda canção.
Amigos para sempre!...
Beijos

pedro oliveira disse...

palavras simples e tão densas, afinal trata-se do melhor que temos:os amigos.
bjs

Fatima disse...

Amélia

Parece que há mesmo amigos especiais. Todos os comentadores acharam isso.

M.A. disse...

Fátima:
A propósito de amigos, uma jornalista Isabel Paterson disse um dia que "Os amigos não se fazem, reconhecem-se" e eu concordo com esta afirmação.
Ouve-se, em certas alturas, longas manifestações e dissertações sobre o tema da amizade, mais beijinhos e abraços e, fica-se com a sensação de que foram apenas... só palavras. Outras vezes, porém, uma mão estendida no momento certo, em silêncio, na direcção de outra mão que esteja a precisar do calor desse contacto e logo se produz determinada química especial que gera determinada confiança e conforto. A razão de isto acontecer continua a ser um mistério um tanto difícil de explicar mas... as explicações até se dispensam se a amizade existe, o amigo se reconheceu e a sua presença nos fez bem.
É neste toma lá dá cá de sentimentos que, afinal, se vai encontrando o melhor da vida, não é assim, amiga?
E o resto é paisagem!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização