Como tudo começou

25/09/09

PAULA REGO INAUGURA CASA DAS HISTÓRIAS EM CASCAIS

À Janela, 1997
Pastel s/ papel montado em alumínio
(clique para ampliar)


«Abriu ao público em Cascais a Casa das Histórias de Paula Rêgo, com uma exposição temporária de obras da pintora portuguesa.A Casa apresentará duas exposições temporárias por ano, a inaugurar na Primavera e no Outono.Esta primeira mostra inclui “obras icónicas”, como a sua primeira obra, intitulada ‘Life Painting’, de 1954, criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres.A abertura oficial da Casa contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, da pintora e da directora do novo museu, Dalila Rodrigues.A colecção do novo museu conta com a totalidade da obra gráfica da artista, num total de 257 exemplares».



Esta foi a transcrição de uma das várias notícias que divulgaram a inauguração de mais um local de cultura, desta vez situado em Cascais.
Num edifício da autoria do Arq. Eduardo Souto Moura, perto da Cidadela, estão, a partir de agora, obras de Paula Rego. Para quem tenha estado menos atento às reportagens dos meios de comunicação, aqui, poderá ver um excerto da dita inauguração. Se quiser mais informação e até ter uma panorâmica de algumas das obras clique aqui também e fará uma viagem virtual dentro da Casa.
Ao que parece a pintora terá preferido a designação de “Casa das Histórias” e não a de Museu, por entender que o que vai deixando nas suas telas é, justamente, a inspiração de histórias que foi ouvindo contar na sua infância e a que ela deu vida através dos pincéis, lápis de pastel, ou de qualquer dos outros meios por si escolhidos.
Evidentemente que não é a primeira vez que este blog dedica a sua atenção à pintora Paula Rego. Falamos dela em 29/09/2007, depois em 7/10/2008 e, mais tarde, em 21/03/2009. Um clique nestas datas levará o leitor a recordar aquilo que dissemos.
Ainda não tivemos oportunidade de ir visitar a Casa das Histórias mas, fazemos desde já, essa sugestão aos nossos leitores.

(Notícia da inauguração, retirada da Net)

M.A.


5 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Apanhei de fugida uma reportagem que penso ser sobre isso, já que vi a Paula com o presidente da República.
Um abraço

Anónimo disse...

Há alguns blogues que apagam sub-repticiamente qualquer comentário que não lhes agrade ou não o publicam, mesmo quando este é escrito educadamente e as suas observações apoiadas por provas irrefutáveis.

Um destes blogues é o Oeiras Local. Deve ser por contágio do condenado presidente da sua câmara. A deslealdade para com o tradicional espírito de blogue, a desonestidade e a má fé escondidas são assim bem demonstradas.

Este procedimento deve ser conhecido a fim de que se saiba que o seu conteúdo é interesseiro e os comentários não demonstram a verdade sobre o que os seus leitores pensam, ficando os outros leitores enganados e com uma ideia absolutamente errada acerca do que lêem. Este blogue é o espelho da mentira. É uma depravação daquilo que é um blogue.

M.A. disse...

Elvira Carvalho:
Registamos, uma vez mais, com agrado, a sua visita.Uma vez que só viu de fugida a outra reportagem teve aqui a oportunidade de saber algo mais.

Anónimo:
Queremos, primeiro que tudo, informá-lo que o "Simecq.Cultura" não tem qualquer ligação com o Blog que refere no seu comentário. Portanto, não nos competirá dizer nada sobre o assunto que aqui trouxe. Volte sempre que queira

Fatima disse...

Ainda não tive oportunidade de ir ver a exposição, mas espero fazê-lo brevemente.

Quica disse...

Estou com mesma intenção da Fátima. Ainda não tive tempo.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização