Como tudo começou

01/01/10

O 43º. DIA MUNDIAL DA PAZ


O Dia 1 de Janeiro de 2010 será oficialmente considerado o 43º. DIA MUNDIAL DA PAZ.
Assim o instituiu o Papa Paulo VI em 1967 e, a partir daí, sempre se tem vindo a comemorar como tal.
Em 30 de Novembro de 1981 a ONU deu-lhe igualmente o nome de DIA INTERNACIONAL DA PAZ, a que mais tarde acrescentou, ainda, a designação de DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL tendo como objectivo assinalá-lo como uma data de cessar-fogo nas guerras e de não violência em todo o mundo.
É já muita pena que tendo cada ano 365 (366) dias apenas um deles seja dedicado à Paz!… E, mesmo assim, nem nesse só deixa de existir guerra em algum lugar!

Caros leitores, perante o panorama mundial a que vimos assistindo, em que os conflitos se sucedem e alastram a cada momento que passa e, em que os homens parecem mesmo apostados a não se entenderem, criemos dentro de nós próprios uma vontade ainda maior de contrariar esse sentido de destruição.
Até onde a nossa voz possa ser ouvida digamos NÃO à violência e, até onde o nosso braço estendido chegar, façamos tudo quanto esteja ao nosso alcance em favor da causa da Paz.
O vídeo que trazemos ilustra, duma forma bastante realista, o tema que hoje abordamos e, ajudar-nos-á, também, a reflectir sobre este problema.


Que o 2010 que agora começa traga, para cada um, além de saúde, a concretização dos desejos pessoais e, acima de tudo, inspire todos a transformarem este mundo noutro, melhor e mais justo.

( PPS recebido num mail e convertido em vídeo por Fernando. Foto feita, há cerca de um mês, numa festa do 80º aniversário de um amigo e, também baptizado de uma sua neta, quando esta pomba pousou numa parede da sala em que estávamos. Possa ela ser um bom augúrio para 2010!)
M.A. / F.C.

2 comentários:

Quica disse...

Todos os dias somos confrontados com estas imagens. São imagens que nos fazem pensar o mundo em que vivemos.

Como é que podemos contrariar tanta atrocidade?

Penso que com uma forte união de vozes de todo o mundo, para que os senhores das guerras, parem, parem, parem de encher as suas contas bancárias à custa do sofrimento do seu povo.

O video está bem conseguido, é um abanão na nossa consciência.

Zé disse...

Tantos dias no ano...
... e apenas um é dedicado à PAZ!!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização