Como tudo começou

19/01/10

A “SAGRES” NA 3ª VIAGEM DE CIRCUM-NAVEGAÇÃO




O nosso navio-escola “Sagres” partiu hoje, dia 19 de Janeiro, na sua 3ª viagem à roda do mundo. As outras foram entre os anos de 1978/79 e 1983/84.
Nesta, seguiram a bordo 203 elementos dos quais 63 são cadetes da Escola Naval que terão agora a sua formação em navegação, complementando assim a técnica e a académica já ministradas.

Além desta função como navio-escola a “Sagres” continua a ser a embaixada itinerante de Portugal pois, representando a nossa Marinha, tem também a missão de promover a nossa imagem no estrangeiro. Pensamos que o tem vindo a fazer com muita dignidade e mérito.
Este veleiro foi construído em 1937 na Alemanha e só em 1962 é que comprado por Portugal, passou a usar a cruz de Cristo nas suas velas. Se quiser saber algumas coisas mais a respeito da sua história queira, clicar aqui para ler o post que publicamos em 08/09/2008.

A “Sagres” é, quanto a nós, um dos mais bonitos veleiros do mundo e acreditem que de novo nos emocionamos quando hoje, a vimos, na sua luminosa brancura, descendo o Tejo, agora para um afastamento que irá durar 11 meses.
Aqui deixamos os nossos votos de boa viagem que, em linguagem de marinheiro se dizem:_«Mar chão, vento de feição e águas safas
Até o Sol compareceu nesta despedida!...

(Fotos retiradas da Net)

M.A.

6 comentários:

Si disse...

Não me importava de seguir nesta viagem, cuja aventura deverá ultrapassar qualquer mal estar de marinheira de água doce que eu sou.
Viajar, dar a volta ao mundo e perceber como foram grandes os portugueses que o fizeram sem nenhuma das tecnologias de hoje, deve ser um verdadeiro privilégio.

Fatima disse...

Pudesse eu, e teria embarcado nesta viagem!

Esta caravela é um fascínio.Alva e destemida!

Fiquei a observa-la na sua entrada no mar, por entre raios de sol e algumas nuvens.

M.A. disse...

Si e Fátima:
Quem estava comigo, na altura em que observavamos a "Sagres" a desaparecer no horizonte e se comentava ser esta uma viagem de 11 meses, teve um certo engelhar de nariz...
Curiosamente, a minha reacção foi idêntica à deixada nos vossos comentários:_Também embarcaria nela com todo o gosto!

pedro oliveira disse...

Gostava bem de ir na viagem.as fotos estão lindissimas.

Quica disse...

É difícil encontrar palavras para tanta beleza.
Ao observar estas fotos lembro-me de há uns anos, passarem no nosso Tejo veleiros de todo o mundo.
Foi um espectaculo lindíssimo.

M.A. disse...

Si, Fátima, Pedro Oliveira e Quica:
Gratas pela vossa presença.Se qualquer de vós ou, quer quer que seja tiver vontade de acompanhar a viagem da Sagres e, mesmo, ir lendo o diário de bordo, pode fazê-lo indo a www.rtp.pt/sagres.
Acreditem que é interessante.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização