Como tudo começou

10/02/10

PORTO – CASA DA RUA DE S.MIGUEL Nº. 4

(Clique para ampliar)



Não é a primeira vez que vos confessamos a nossa paixão pelo Porto.

Gostamos sobretudo de andar a pé, pelas zonas mais antigas, por ruas e vielas de calçada irregular, surpreendendo-nos aqui e além com os pormenores que vamos descobrimos.
Desta vez, subimos os Clérigos, seguindo depois pela Rua de Trás, para o Morro do Olival e, num instante estávamos na Rua de S. Bento da Vitória. Esta zona foi já também chamada de Judiaria Nova por aí terem sido instaladas as famílias judaicas, no tempo de D. João I.
Era nossa intenção visitar o antigo Mosteiro de S. Bento da Vitória, hoje transformado num centro cultural, mas tal não foi possível nesse dia. Seguimos portanto rua abaixo, fazendo apenas uma curta, paragem para fotografar uma residente que, debruçada na varanda florida da sua casa, conversava para a rua.

Reparem que há também gaiolas com pássaros, nas janelas, apanhando o sol matinal!
Retomando o percurso acabamos por nos deter na esquina que, à direita, contorna para a Rua de S. Miguel. Uma placa assinalava algo, logo na casa com o nº 4. Pois é…leitores, naquela fachada velhinha estão colocados vários painéis de azulejos que se diz terem vindo da sala do capítulo do próprio Mosteiro de S. Bento da Vitória.
São justamente esses azulejos que hoje aqui vos mostramos.



Depois, ainda fomos até ao fim da Rua de S. Bento da Vitória, que termina à esquerda com a Igreja de Nossa Senhora da Vitória e desemboca num pequeno largo, sobranceiro ao Douro.
Ladeando a Igreja fica a Rua da Bateria (ou Bataria) da Vitória. Mas, para falar deste local e de um episódio histórico com ele relacionado , viremos noutra altura.
(Fotos da autora do post)
M.A.

2 comentários:

Quica disse...

É pena que no nosso país não cuidem das fachadas dos prédios.

Aqueles azulejos, numa parede cuidada seriam mais valorizados. Assim coitadinhos, que desperdício.

M.A. disse...

Quica:
Desde que os azulejos estejam bem seguros e não caiam já não está mal.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização