Como tudo começou

27/07/10

Casa Museu João de Deus - Messines (II)

Foi nesta casa que João de Deus passou grande parte da sua vida.
Era para aqui que se retirava, mesmo quando vivia em Lisboa. Apesar de não ser esta a casa onde nasceu, foi onde o "poeta do amor" como era conhecido, escreveu muitos dos seus poemas.

João de Deus Nasceu em S Bartolomeu de Messines em 8 de Março de 1830.

Os seus conterrâneos prestam-lhe desta forma uma merecida homenagem. Perpetuando a sua memória e a sua obra.

É com grande orgulho que esta casa é mostrada aos visitantes.

Experimente ir até lá.


Aspecto exterior da casa

Pormenor da cozinha


A "cisterna" da época...


O chão é o original.....

A cozinha, com a sala ao fundo

A sala

O quarto

pormenor no quarto

A Vida
João de Deus
Foi-se-me pouco a pouco amortecendo
a luz que nesta vida me guiava,
olhos fitos na qual até contavair
os degraus do túmulo descendo.
Em se ela anuviando, em a não vendo,
já se me a luz de tudo anuviava;
despontava ela apenas, despontava
logo em minha alma a luz que ia perdendo.
Alma gémea da minha, e ingénua e pura
como os anjos do céu (se o não sonharam...)
quis mostrar-me que o bem bem pouco dura!
Não sei se me voou, se ma levaram;
nem saiba eu nunca a minha desventura
contar aos que inda em vida não choraram ...
Fotos minhas
fc

1 comentário:

Quica disse...

Muito bem conservada, o povo de Messines merece parabéns por não deixar degradar a casa deste Poeta.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização