Como tudo começou

03/09/10

AS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÃO


Numa deslocação recente ao Museu Nacional de Arte Antiga, embora o nosso propósito principal tivesse sido uma das exposições temporárias, não deixamos de dar uma volta por algumas das suas 70 salas que guardam as colecções permanentes. E, uma das paragens obrigatórias foi, justamente, defronte do tríptico denominado “AS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÃO, obra de cerca de 1500, que está entre as 10 mais referenciadas do Museu.
Foi seu autor Hieronymus Bosch, pseudónimo usado pelo pintor holandês Jeroen van Aeken, nascido em 1450 e falecido em 1516.

Trata-se de uma pintura a óleo, sobre madeira que se diz figurar entre as 6 obras mais importantes deste artista.
Sabe-se que esta é a versão definitiva do tema, porém, além de um possível estudo da mesma que está no Museu de Arte de S. Paulo há mais três versões diferentes em Ottawa, Madrid e Filadélfia. Considerada esta a mais importante é também a que se apresenta em melhor estado de conservação.

Ao que parece, Santo Antão, que nasceu no Egipto em 551, viveu grande parte da sua vida como eremita no deserto e, nisto se inspirou o pintor para nestas telas descrever as muitas tentações que as forças do mal terão exercido sobre ele. Se pretender aprofundar mais o tema queira clicar aqui.

Para si, leitor, deixamos estas fotos que fizemos deste tríptico de Bosch. Mostramos também fotos da parte traseira das telas laterais.

Para fazer uma visita virtual ao Museu Nacional de Arte Antiga convidamo-lo a clicar aqui. Mas, melhor ainda, será dispor-se o leitor a ir até lá e efectuar uma visita real.
Até breve
M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização