Como tudo começou

15/11/10

LANÇAMENTO À ÁGUA, EM AVEIRO, DA NAU “PORTUGAL”



Já por duas vezes falamos aqui da Grande Exposição do Mundo Português que se realizou em Lisboa no ano de 1940. À época foi um acontecimento de grande envergadura, como se pode calcular e, como os leitores poderão relembrar nos posts publicados, clicando aqui e também aqui.
Hoje decidimos abordar um episódio menos feliz mas, igualmente, ligado a esta exposição, o qual deve ter sido bastante embaraçoso para os responsáveis pelo projecto dado que se tornou motivo de alguma crítica, por parte de muitos outros.

Estamos a referir-nos a uma imponente Nau, construída nos estaleiros da Gafanha, semelhante aos galeões que fizeram a carreira da Índia, no Sec XVII . Esta bonita Nau estava previsto vir, no dia 8 de Setembro de 1940 para Lisboa e ficar ancorada no Tejo, frente a Belém, onde constituiria um dos principais atractivos da grande Exposição.
Mas, leitores, a verdade é que os planos que se fazem nem sempre decorrem como se prevê e… disso, temos aqui um bom exemplo.
O melhor será convidar-vos a ver aqui o vídeo que trazemos e, se acaso quiserdes saber o resto da história em todos os seus pormenores apenas tereis que clicar aqui também.
Para quem nunca tenha ouvido falar neste episódio temos a certeza que a surpresa vai ser grande, Quereis apostar?
(Elementos recolhidaos na Net)
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Não sei se nos outros países também
acontecem perder tesouros destes, mas em Portugal parece que é uma sina.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização