Como tudo começou

20/12/10

POEMA DE NATAL



Ao menino Jesus


Hoje é dia de Natal
Mas o menino Jesus
Nem sequer tem uma cama,
Dorme na palha onde o pus.

Recebi cinco brinquedos
Mais um casaco comprido.
Pobre menino Jesus,
Faz anos e está despido.

Comi bacalhau e bolos,
Peru, pinhões e pudim.
Só ele não comeu nada
Do que me deram a mim.

Os reis de longe trazem
Tesouros, incenso e mirra.
Se me dessem tais presentes,
Eu cá fazia uma birra.

Às escondidas de todos
Vou pegar-lhe pela mão
E sentá-lo no meu colo
Para ver televisão.

Luísa Ducla Soares

Pesquisando sobre poesia alusiva à época de Natal encontrei o poema de Luísa Ducla Soares, intitulado: “AO MENINO JESUS” e, achei que, pela sua simplicidade, colocado no blog, poderia agradar a miúdos e crescidos.
Aconteceu que, um ou dois dias depois, viajando no carro do meu filho, vi, esquecido sobre o assento, um caderno da pequena Marta, filha dele, que tem, neste momento 7 anos.
Curiosa, como qualquer avó, peguei nele e, lá fui virando folha por folha, mirando desenhos e escrita vária.
A certa altura, deparei com as mesmas quadras que eu havia escolhido, ali escritas pela mão da minha neta. Na escola em que anda a pequenita, este poema fora, portanto, tema de uma lição, dada a quadra que atravessamos. Foi por achar curiosa a coincidência que resolvi juntá-lo também.
O desenho que abre este post é igualmente da autoria da Marta.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Parabéns à Marta, pelos vistos tem a quem sair, a letra muito bem desenhada, e a Virgem Maria e o São José muito sorridentes.

Os versos são encantadores, adequados ao nascimento de Jesus.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização