Como tudo começou

22/04/11

FALANDO SOBRE A PÁSCOA





Como o saber não ocupa, lugar trazemos hoje alguns dados que explicam o que significa e, como é determinada a data referente à Páscoa e, também, a de algumas outras festas da Igreja.
A Páscoa é a festa anual dos judeus celebrada no 14º dia da primeira lua do seu ano religioso, em memória da saída deles do Egipto.
Festa da Igreja cristã, em memória da Ressurreição de Jesus Cristo.
A festa da Páscoa foi estabelecida pelos judeus em memória da passagem do mar Vermelho e também da passagem do anjo exterminador que na noite em que os judeus partiram do Egipto, matou todos os primogénitos dos egípcios, mas sem tocar na casa dos israelitas, marcadas com o sangue do cordeiro. Entre os cristãos, esta festa celebra-se em comemoração da Ressurreição de Jesus Cristo, isto é, da sua passagem da morte para a vida. A fixação da data para a festa da Páscoa não deixa de ser complicada. Desde o Concílio de Nicela e da reforma gregoriana, a Igreja católica celebra a festa da Páscoa no domingo após o 14º dia da Lua de Março, ou, por outra forma, no domingo depois da primeira lua cheia que se segue ao equinócio da Primavera e cai sempre entre os dias 21 de Março e 26 de Abril, podendo, pois, a festa desta época variar de trinta e seis dias.


Dela dependem todas as festas móveis.



A Septuagésima….63 dias antes da Páscoa
A Quinquagésima..49 » » » »
A Paixão………….... 14 » » » »
Os Ramos…………. 7 » » » »
Quasímodo………… 7 dias depois da Páscoa
A Ascensão……… 40 » » » »
O Pentecostes……..10 » » » Ascensão
A SSª. Trindade…….7 » » do Pentecostes
O Corpo de Deus...... na 5ª feira seguinte



O estabelecimento da festa da Páscoa remonta às origens do cristianismo. Depois do VI Concílio de Latrão (1215), foi ordenado a todos os cristãos em idade própria, comungar uma vez cada ano, na época da Páscoa. A festa da Páscoa dos gregos ortodoxos, umas vezes coincide com a dos latinos, outras vezes cai uma, duas ou três semanas depois.



Resta-nos agora deixar a todos os leitores os nossos desejos de que passem uma Páscoa Feliz e com muita saúde
(Elementos escritos pesquisados no Lello Universal. A foto de abertura é uma têmpera sobre madeira de Hans Multscher, datada de 1437. É, justamente, denominada «Ressurreição.»)
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

O saber não ocupa lugar.

Votos de uma Feliz Páscoa.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização