Como tudo começou

30/05/11

MOSAICOS


Pormenor do túmulo de Gala Placídia


Este tipo de arte refere-se à colocação de pequenas peças (tecelas) de vidro, mármore, cerâmica, conchas, sobre uma superfície lisa, chão, tecto, paredes, etc. formando um desenho. São portanto aproveitadas as cores naturais dos materiais, para as diferentes tonalidades que o artista pretenda dar à sua obra. Remeto o leitor para uma informação mais pormenorizada se decidir clicar aqui.
É uma arte antiquíssima que se espalhou por várias partes do mundo. Portugal guarda alguns belos exemplares de mosaicos da época romana, por exemplo os de Conímbriga, Torre de Palma (Monforte) e Milreu além de muitos outros, de menor dimensão, espalhados aqui e além, pelo resto do país.
Aqui no centro deOeiras, existe, justamente no chão de uma casa particular, um lindo exemplar de mosaico romano, já mencionado neste blog. Convidamos de novo o leitor a clicar aqui para recordar o que dissemos sobre ele e, quem sabe, até poder ir vê-lo, se assim o desejar.
Tive já oportunidade de, especialmente em Itália, conhecer verdadeiras maravilhas feitas em mosaicos.
Veneza, Roma, Florença são locais onde existem inúmeros trabalhos do género. Mas, se me permitem, eu gostaria de destacar a visita feita ao denominado túmulo da Imperatriz romana, Gala Placídia, em Ravena. É uma pequena construção abobadada, em cujo tecto eu tive a visão magnífica de um maravilhoso mosaico onde predominam, sobretudo, os tons azuis e dourados.
Se tiverem ocasião, vão até lá também e usufruam daquele encanto.





Ainda hoje há quem se dedique a esta arte. Trago-vos um vídeo que me chegou por e-mail e que reúne mosaicos de características várias. Com grande pena minha não identifica os autores das obras que mostra.


Até breve. M.A.

1 comentário:

Quica disse...

No meu ciclo preparatório aprendíamos a fazer painéis com papel de lustro cortado aos pedacinhos que eram colados numa base de papel muito grande, previamente desenhada. O efeito era idêntico ao dos azulejos. Era um trabalho muito vistoso.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização