Como tudo começou

28/07/11

BOLAS DE SABÃO

Bolas de sabão - Édouard Manet (1832-1883)



Aos leitores que aqui venham eu perguntarei, antes de mais, se quando meninos fizeram bolas de sabão?…Aposto, sem receio de perder, que nem um só responde que não!

Foi realmente transversal, a todas as épocas, esta brincadeira. A diferença esteve apenas nos meios usados para este fim. No meu tempo usava-se apenas a simples palhinha, rachada em forma de estrela numa das extremidades, que se soprava depois de mergulhada numa simples mistura de água e sabão azul e branco.
Para os meus filhos e depois também para os netos, já havia à venda os pequenos cilindros plásticos, cheios de saponárea acrescentada com glicerina. Um pequeno bastão plástico, com argola na ponta, vinha preso à tampa da caixa e, uma vez humedecido, espalhava, com um sopro, dezenas de minúsculas bolhas de mil cores.

Mas, a brincadeira foi sempre evoluindo e, hoje, aparecem até adultos, a tirar partido desta habilidade. As bolas de sabão tornaram-se enormes e com elas se realizaram efeitos variados, dando mesmo lugar a que fossem mostradas em espectáculos. Keith Johnson é, justamente, uma das estrelas neste campo e, para o confirmar convido-os a clicarem aqui.


Entretanto, na pesquisa que fiz, descobri também, que já há, também à venda um brinquedo que, dizem, poderá fazer as delícias da gente miúda na feitura de bolas de sabão em tamanho gigante. Penso que ele ainda não se vende entre nós mas, uma vez mais, convido-os a clicarem aqui para terem acesso à informação e saberem como, com um pouco de habilidade, poderão construír o dito brinquedo. Ali, é ensinado também como fazer a apropriada mistura líquida para as ditas bolas de sabão.
Como o tempo de férias é propício a um maior convívio, ao ar livre, com as crianças, talvez esta sugestão, possa vir a calhar a alguns dos que me leiam.
Por mim, gostaria que tal acontecesse.
M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização