Como tudo começou

20/07/11

PEPINOS, MAIS PEPINOS E SÓ PEPINOS...




MIL E UMA APLICAÇÕES DESTE LEGUME


1. Nos pepinos encontras a maioria das vitaminas de que precisas diariamente. Só um pepino contém Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.


2. Se te sentires cansado à tarde, dispensa a cafeína e come um pepino. Os pepinos são óptimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela '' animação'' que dura horas. Depois de um dia passado ao ar livre, se tens os olhos fatigados pelo sol, experimenta colocar sobre os mesmos, durante uns minutos, umas rodelas de pepino.


3. Cansado de ver o espelho da casa de banho embaciado depois do banho? Tenta esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma suave fragrância como no SPA.


4. As lesmas e caramujos arruínam as tuas plantas? Coloca algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), na tua horta ou jardim, e as pestes ficarão longe toda a temporada.


5. Procuras uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou praia? Tenta esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas afectadas por alguns minutos, os fitoquímicos do pepino forçam o colágeno de tua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona optimamente para as rugas também!


6. Desejas evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Come algumas fatias de pepino antes de dormir e acordarás sem dor e sem ressaca. Os pepinos contêm bastante açúcar, Vitaminas B e electrolites para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando tanto a ressaca como a dor de cabeça!


7. Queres evitar aquela fome à tarde ou à noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por anos e anos por caçadores europeus, e exploradores como uma rápida refeição para evitar a fome.


8. Tens uma importante entrevista de emprego e reparas que não tens tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfrega uma fatia fresca de pepino sobre os sapatos; os químicos darão rápido e duradouro brilho que não somente provocam bom aspecto como também repelem a humidade.


9. Não tens em casa o WD-40 para tirar aquele irritante barulhinho de uma porta a ranger? Pega numa fatia de pepino, esfrega no sítio problemático... e o rangido foi-se!10. Cansado, stressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corta um pepino inteiro e coloca numa panela de água a ferver. Os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água a 100º e soltam-se no vapor, espalhando um relaxante aroma no ambiente. Tem sido afirmadoque reduz o stress em grávidas, estudantes em época de exames finais, etc.


11. Acabaste de almoçar e vês que não tens "chewing gum" ou rebuçados de hortelã? Pega numa fatia de pepino e espreme-a na língua, espalhando o sumo pela boca durante 30 segundos para eliminar o sabor da comida. Os fitoquímicos matarão as bactérias causadoras do mau hálito.


12. Procuras algo para limpar as torneiras, ou pias de aço inoxidável? Esfrega uma fatia de pepino na superfície que desejas limpar. Isto, não só remove anos de verdete e retira marcas, como lhes renova o brilho. Não mancha nem prejudica as tuas unhas e mãos enquanto limpas.


13. Usas a caneta e cometes um erro? Toma a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar usa-a para apagar o erro. Também funciona muito bem nos riscos de lápis que as crianças deixam pelas paredes!!!


Nota- Estas dicas chegaram-me num e-mail enviado por uma amiga. Confesso que ainda não as experimentei, mas, se efectivamente resultarem teremos que eleger os pepinos como legumes polivalentes!

M.A.

4 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Vou começar a olhar o pepino com mais respeito. Além de salada usava o pepino às rodelas para relaxar a cara.
Clotilde

Branca disse...

Não imaginava que o pepino tivesse tantas qualidades e aplicações. Não gosto muito do sabor, mas vou aproveitar algumas dicas para outros efeitos que não os alimentares.

Beijinhos
Branca

Quica disse...

Coitado, foi rejeitado recentemente, mas parece que já foi aceite pelos seus apreciadores.

M.A. disse...

Clotilde, Brancamar e Quica:

Confesso-vos que encontrei também surpresas nesta lista de aplicações do pepino. Há sempre um "heroi desconhecido" perto de nós. Bem hajam. Voltem sempre

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização