Como tudo começou

19/08/11

PÊNDULOS ONDULANTES – UMA DANÇA DA FÍSICA



Este vídeo é simples mas bonito.

A Universidade de Harvard mostra quinze pêndulos de comprimento crescente a balançar para lá e para cá. Às vezes, eles parecem estar em sincronia, outras vezes, não.

Aqui está a explicação:

O período de um ciclo completo da dança é de 60 segundos. O comprimentodo pêndulo maior foi ajustado de modo que ele executa 51 oscilações no período de 60 segundos. O comprimento de cada pêndulo, sequencialmente menor, é cuidadosamente ajustado de forma que ele executa uma oscilação adicional nesse período. Assim, o 15º pêndulo (o menor) executa 65 oscilações. Os 15 pêndulos, que iniciam as oscilações ao mesmo tempo,depressa deixam de estar em sincronia. No entanto, após 60 segundos de oscilações, todos eles estarão de volta à sincronia, prontos para repetir a dança.




Este aparelho foi construído por Nils Sorensen, baseando-se num desenho publicado por Richard Berg da Universidade de Maryland. Se pretende obter mais dados sobre este assunto apenas terá que clicar ">aqui.
Obrigada ao amigo F. Andrade que me enviou este e-mail e, por eu achar a experiência interessante resolvi partilhar com os leitores.
M.A.


1 comentário:

Quica disse...

As magias da física

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização