Como tudo começou

17/10/11

ALBRECHT DÜRER E O SEU QUADRADO MÁGICO



Albrecht Dürer nasceu em Nuremberga, em 21 de Maio de 1471 e morreu na mesma cidade em 6 de Abril de 1528. Tinha apenas 56 anos de idade e muito mais haveria ainda a esperar do seu talento.
Começou por exercer a profissão de ourives, como seu pai, mas acabou por passar à história notabilizando-se em vários outros campos, dado o seu contínuo interesse pelo estudo, viagens, etc.Teve inúmeros contactos com homens de ciência, da pintura, das letras, do seu tempo. Como por exemplo, Erasmo de Roterdão.
Ficou talvez mais conhecido como gravador, pintor e ilustrador, mas a certa altura da vida passou a interessar-se, igualmente, pela matemática, geografia, geometria arquitectura e fortificações. Se o leitor clicar aqui terá à sua disposição mais pormenores da sua biografia. Quem nos leia deve estar já a estabelecer um paralelo de Dürer com Leonardo da Vinci, igualmente um artista multifacetado, que se distinguiu em tudo aquilo que fez.
Hoje, porém, se estamos a trazer esta personagem histórica aqui ao blog é para vos dar a conhecer um quadro mágico criado por si e que aparece incluído, como elemento decorativo, numa das gravuras que executou, em 1514, denominada Melancolia.




O vídeo que apresentamos e, do qual desconhecemos o autor, irá mostrar-vos a curiosidade deste quadro mágico, Cremos que vos irá fazer passar uns momentos agradáveis verificando como as diferentes somas batem todas certo.
Para quem queira saber mais alguma coisa sobre a história dos quadros mágicos, também só terá que clicar aqui.
E pronto, aqui terminamos este breve apontamento.
(Vídeo recebido num e-mail. Pesquisa para a foto e para o texto feita na Net)
M.A.

1 comentário:

Gastão de Brito e Silva disse...

Durer havia de adorar o sudoku...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização