Como tudo começou

05/01/12

“A MENINA NUA” de Henrique Moreira


Em Agosto de 2009,  numa  passagem pelo Porto, quando visitava determinada exposição na Avenida dos Aliados, aproveitei para fazer esta foto da escultura da Henrique Moreira, que ele baptizou  de “Juventude” mas que passou à história, pelo nome de “A Menina Nua”. Pergunte-se, no Porto, onde está colocada a estátua “Juventude”, mesmo estando  pertinho dela e, poucos saberão do que falamos mas, referira-se o outro nome e a resposta aparece logo pronta!

Henrique Moreira realizou esta escultura em 1929. Ela mostra uma jovem, sorridente, sentada numa coluna de secção quadrada e em cada uma das quatro faces dessa base está colocada uma bica  de onde jorra água, para um tanque colocado em baixo. Há sempre muitas pombas por ali, justamente em busca da água fresca.

Mas, se hoje trago à nossa conversa este tema, foi  porque, recentemente, tive ocasião de saber a história real de quem serviu de modelo para esta escultura e, por acreditar que, os leitores gostarão de a conhecer também,  aqui a trago.
 É uma senhora, já de idade avançada, quem  a conta na primeira pessoa, recordando, com muito espírito, os traços de beleza que possuía e que, na época teriam  feito despertar algumas paixões. No escultor Henrique Moreira motivaram, como se verifica,  o desejo de, pela sua arte, os eternizar na pedra. Esta história fui descobri-la no blog  “Coisas que se escrevem” de Agostinho Barbosa Pereira  e para acederem ao relato da mesma, façam o favor de   clicar  aqui.
E pronto. Mais uma vez  falamos do Porto, cidade de que gosto tanto e da qual me sinto “tão próxima”. Até breve, com outro tema.
M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização