Como tudo começou

31/01/12

O MONDEGO

Foi na instrução primária que, nas aulas de geografia, nos ensinam que o rio Mondego nasce na Serra da Estrela e vai desaguar na cidade da Figueira da Foz. É o nosso 5º. rio mais importante e o primeiro que tem o seu percurso só em território nacional.

Eu já tive oportunidade de estar na sua nascente, em Porto das Mós, no concelho de Gouveia e impressiona, pensar como aquele insignificante fio de água que brota da rocha, depois de um percurso de 234 Klm se transformou e o vamos encontrar com aquela imponência, na Figueira da Foz, no seu encontro com o mar.

Mas, se hoje falo dele aos nossos leitores é apenas em jeito de apresentação do vídeo que lhes trago. Foi-me enviado por um amigo e, para além da qualidade que lhe encontrei logo que vi as primeiras imagens, foi-me também agradável pensar que o seu autor é um português, de nome Daniel Pinheiro. Este foi o projecto final da sua licenciatura do mestrado que fez em Produção de Documentário sobre Vida Selvagem, na Universidade de Salford e que veio a ser distinguido com Distinção. As filmagens foram feitas em Maio e Junho de 2011 e focam variados aspectos da fauna e flora existentes nas suas margens, ao longo dos locais por onde o Mondego foi passando.

Quando o leitor ou leitora clicarem aqui vão, como eu, deliciarem-se com um vídeo de qualidade impar e, se não se esquecerem de ligar o som, desfrutarão, também, de um fundo musical perfeitamente adaptado às imagens.
(Imagem de abertura retirada da Net)
Até breve.
M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização