Como tudo começou

15/01/12

TERERAI TRENT – Uma mulher corajosa e vencedora

Pela televisão, tive hoje oportunidade de conhecer o percurso de vida, incrível, de uma mulher nascida no Zimbabué, num meio rural humilde que, mercê de um esforço hercúleo, estudou, atingindo mesmo um doutoramento.
Perante um exemplo destes penso que qualquer um de nós se envergonha do relevo que dá, tantas vezes, a alguns pequenos contratempos surgidos no nosso dia a dia.
Tererai Trent nasceu numa aldeia onde estava vedado às raparigas o ir à escola. Em vão ela pediu ao pai que a deixasse ir à escola, nem que fosse um dia só! Mesmo assim aprendeu a ler, sozinha, pelos livros do irmão. Era também ela que fazia a este os trabalhos de casa até que isso foi descoberto pela professora.
Aos 11 anos o pai casou-a e, aos 18, já mãe de três filhos, sofria também maus tratos do marido.
O seu sonho era ir para a América e ter acesso à instrução. A mãe dissera-lhe, um dia, que escrevesse num papel os seus desejos e os enterrasse sob uma pedra. Cheia de esperança ela assim fez e no vídeo que vos trago vemo-la a mostrar o sítio e a lata ferrugenta que serviu de resguardo ao dito papel.
A vinda à aldeia de uma representante da Heifer International deu-lhe, finalmente, oportunidade de expor o sonho da sua vida e foi então, a partir daí, que ela começou a materializá-lo, mesmo lutando com inúmeras contrariedades. Convido-vos a clicarem aqui para lerem o relato da sua vida e também aqui para o acesso ao vídeo que mostra a sua ida ao programa da Oprah Winfrey, em Outº de 2009, onde ela exibe já o seu diploma de doutorada.
Na altura ela referiu à Oprah o empenho que tinha em construir uma escola para as meninas da sua aldeia e mostrou umas t-shirts que desenhara com a palavra “Tinogona” que na sua língua natal significa “é alcançável”. Elas destinavam-se a serem vendidas para angariação de fundos.
A Oprah, num daqueles  lances com que surpreende os seus entrevistados disse-lhe que comprara já uma camisola para cada um dos 376 assistentes ao programa. E, de seguida, quando Tererai, visivelmente satisfeita, ainda não se refizera da notícia, acrescentou que doava, igualmente, um milhão e meio de dólares para a construção da dita escola.

Com gente assim, uns a lutarem, denodadamente, por causas e, alguns que ajudam os primeiros nessas mesmas causas em que se entregam, é que este nosso mundo se pode ir tornando, realmente, um pouco  melhor!

M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização