Como tudo começou

03/03/12

ISABEL ALLENDE – JORNALISTA? ESCRITORA? ACTIVISTA? ACIMA DE TUDO MULHER


Hoje, trazemos a este blog a figura da chilena Isabel Allende através de uma palestra sua e também de uma entrevista que deu a um português.

A palestra foi proferida em Monterey, na Califórnia em fins de 2006, princípios de 2007 mas, penso que ainda nos dias de hoje tem bastante actualidade. Clicando aqui, pode o leitor ou leitora ter acesso ao vídeo e estou certa de que irá gostar do que esta mulher diz e, sobretudo, da forma despretensiosa como o diz.
O segundo vídeo, diz respeito a uma entrevista feita por Manuel Luís Goucha, em Madrid, julgo que em Novembro de 2011, para o programa da TVI “Controversos”. Como de costume, para o visualizar, os leitores apenas terão que clicar aqui.

Num e noutro vídeo são abordados diversos temas importantes , nomeadamente alguns daqueles mais relacionados com a vida das mulheres, espalhadas pelas cinco partes do mundo. Também o problema da droga não foi esquecido.    Vieram à conversa assuntos políticos e pessoais, uns mais sérios, outros mais ligeiros; foram feitas perguntas e mais perguntas…umas de carácter literário, algumas de carácter familiar e, a tudo Isabel foi respondendo com aquela franqueza que lhe é tão característica e, sem esquecer nunca de acentuar, aqui e além a importância que, para si tem, no dia a dia a inclusão do amor, que ela classifica, com certa graça, como sendo “a textura da vida”. Aliás é dela  esta frase bastante divulgada: _«O coração é o que nos motiva e determina o nosso destino.»

No final, o entrevistador oferece, à sua convidada uns bonitos brincos, do Minho, trabalhados na nossa tradicional filigrana. Foi notória a satisfação com que Isabel lhes pegou e, imediatamente, os colocou nas suas orelhas. Ao mesmo tempo, retirava do pescoço um colar que trazia, com o intuito, disse, de realçar mais ainda a beleza daqueles brincos que acabava de receber. Este, foi um gesto de grande sensibilidade e caracteristicas nitidamente femininas, com que Isabel Allende decidiu agradecer o presente de M.L.Goucha.
Até breve leitores, com um qualquer outro tema.
M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização