Como tudo começou

07/03/12

VINTE CONSELHOS DAS UNIVERSIDADES DE MEDICINA



Harvard e Cambridge publicaram um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para
melhorar a qualidade da dua vida de forma prática e habitual :

1- Um copo de sumo de laranja diariamente vai aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2- Salpicar o café com canela mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.
3- Trocar o pãozinho tradicional por pão integral. Este, tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro do que o pão branco.
4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anti cancerígenos existentes no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinharem os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5- Adoptar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da quantidade de comida que costuma ingerir, evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6- Comer laranjas. O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7- Fazer refeições com as cores do arco-íris . Comer diariamente, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate. Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e por outro lado é mais absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .
9- Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente . As escovas podem espalhar inúmeros germes. Assim, é recomendável lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana, sobretudo após doenças. Aproveite, por exemplo, o banho no chuveiro. Devem ser mantidas separadas das escovas de outros familiares.
10- Realizar actividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, aprenda um
idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos;
escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e os seus amigos também, pois é sempre mais
interessante conversar com alguém que tem assunto.
11- Usar o escovilhão e o fio dental nos dentes e não mastigar chicletes .
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que
mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois
tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode favorecer um ataque do
coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica
porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- Rir. Uma boa gargalhada é um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas
equivalem a 10 minutos de corrida. (vou começar a contar anedotas a mim
próprio!) Baixa o stress e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13- Não descascar legumes e frutos antecipadamente.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na
hora em que vão ser consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o
câncer. Sumos de frutos devem ser tomados logo após serem preparados.
14- Ligar para seus pais/parentes de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com seus entes queridos, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .
15- Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde e, beber uma só xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobre vida depois de ataques ao coração.
16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais junto de si sofrem mais de stress e visitam o médico mais vezes, dizem os cientistas da Cambridge University. Os animais de companhia vão fazê-lo sentir-se optimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são considerados os melhores, mas até um peixinho dourado pode fazer a diferença.
17- Colocar tomate ou verdura frescas nas sanduíches. Segundo cientistas da Harvard Medical School, uma porção de tomate por dia baixa o risco de doenças coronárias em 30%,; outras vantagens são conseguidas através de verduras frescas.
18- Reorganizar o frigorífico. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer e todos vegetais o tem. Por isso, o melhor será usar as gavetas inferiores do frigorífico ou guardá-las em caixas plásticas escuras e bem fechadas.
19- Comer como um passarinho. As sementes de girassol e as sementes de sésamo, nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. Comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Berkeley" informa que a banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia a azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz o risco de enfarto, e algumas outras coisas mais. Então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças?

Por último, um mix de pequenas dicas para prolongar saudavelmente a vida:

--Comer chocolate.
Duas barras por semana prolongam a vida por um ano. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio...
--Pensar positivamente . Pessoas optimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, apanham gripes e resfriados mais facilmente, são mais amargos e por conseguinte menos queridos.
--Ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a família.
--Conhecer-se a si mesmo . Os verdadeiros crentes e aqueles que privilegiam, o 'ser' mais do que o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter melhor qualidade de vida...

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos...
É exactamente o que diz uma certa frase de Séneca(contemporâneo de Cristo):
Esqueça os maus hábitos."Crie bons hábitos e torne-se escravo deles” que só terá a ganhar com isso.

(Recebido num e-mail)
M.A.

2 comentários:

María Gómez disse...

Gostei imenso do post! Obrigado

M.A. disse...

Maria Gómez:
Nada tem que agradecer. Pensamos ser a primeira vez que nos visita. Desejamos que apareça mais vezes pois, possivelmente, encontrará outros temas do seu agrado.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização