Como tudo começou

05/04/12

LES LUTHIERS, O HUMOR ALIADO AO TALENTO MUSICAL


Privilegiando uma vez mais o bom humor, ele vem hoje, associado à música. Melhor dizendo, quem irá explicar como funciona esta dupla, humor e música, serão dois dos componentes do grupo argentino denominado “Les Luthiers”.
Especialmente nos vários países de expressão espanhola, é um grupo com muita popularidade.

Numa breve apresentação diremos que ele foi formado, com cinco elementos, em 1967, por Gerardo Masana. De princípio apresentavam-se com música coral barroca, mas, depois, ao longo dos anos entraram na quase totalidade dos outros géneros musicais, incluindo mesmo os ligados à chamada música ligeira.

O termo “luthier” significa no francês, fabricante de instrumentos musicais de corda e, no caso presente, estes cinco músicos resolveram inventar para os seus espectáculos os mais incríveis instrumentos, construídos por eles próprios, sendo os objectos empregues para tal, também os mais inesperados. Os nomes que escolhem para os referidos instrumentos são igualmente pouco convencionais. E um dos compositores das suas músicas dizem ser um certo… Johann Sebastian Mastropiero!

Para que os nossos leitores avaliem por si próprios da qualidade do grupo “Les Luthiers” vamos fazê-los ouvir uma rapsódia em que entram dois dos seus elementos, Carlos Núnez Cortés, no piano e Daniel Rabinovich numa das “tais invenções”. Queiram então fazer o habitual clique aqui e divirtam-se com o espectáculo.
M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização