Como tudo começou

13/07/12

FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO – DELFIM MANUEL




Efectuou-se este ano, uma vez mais, entre 30 de Junho e 8 de Julho, na cidade de  Lisboa  a FIA.
Ali se junta  uma enorme colecção de peças de artesanato não apenas o português mas de diversas partes do mundo.




Este ano, por limitações de tempo, não me pude alongar muito na visita. Mas, confesso-vos que há um stand que sempre motiva a minha ida à feira e onde eu nunca deixo de ir. Geralmente  sou recebida com um sorriso e, quando  peço licença para fazer fotografias, a permissão nunca se faz esperar. Estou a falar-vos do barrista  Delfim Manuel,  de Santo Tirso, que já deve ter percebido bem, quanto eu gosto das coisas que ele faz!

Não é a primeira vez que aqui falamos da obra deste artista de cujas mãos saem verdadeiras rendas, feitas com pedaços de barro. É um encanto para os nossos olhos ir descobrindo os minúsculos pormenores que compõem cada uma das suas peças.
Os seus presépios ganham vida com aqueles ternurentos anjinhos tocando trombetas ou rebolando sobre nuvens  brancas e as ovelhinhas  lanzudas que são cópia fiel das que vemos nas pastagens, bem como os pastores e as demais figuras de tradição.

 Mas, quando olhamos o Casamento Minhoto e reparamos nos bordados das saias, coletes e blusas, ficamos a pensar como é possível atingir aquela enorme perfeição. Depois, dando conta dos  cordões, grilhões, corações de filigrana , bem como das arrecadas usadas pelas lavradeiras, de novo ficamos presos a toda aquela minuciosa arte deste “ourives do barro”.

Este ano uma nova Custódia ele nos  trouxe também, no género das que vi em anos anteriores. Creio até que foi com uma, que ele já ganhou na FIA um dos seus 1ºs  prémios.
 Quem conhece o que os nossos museus mostram, na arte de ourivesaria, em peças de arte sacra, vem encontrar nestas custódias, feitas em barro, imensas semelhanças e uma perfeição de execução que, verdadeiramente, impressionam qualquer um.
Parabéns, uma vez mais Delfim Manuel e que,  a sua imaginação e mãos continuem, por muitos mais anos,  produzindo coisas tão bonitas.
E pronto com esta pequenina amostra da FIA vos vou deixar.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Não encontrei o Delfim Manuel nesta feira do artesanato. Com tanto stand, é possível que me tivesse escapado.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização