Como tudo começou

09/02/13

GRANDIOSA ESCULTURA DIGNA DE MANDELA





Nelson Mandela, presidente da África do Sul entre 1994 e 1999,  líder africano e reconhecido lutador, de toda uma vida, pelos direitos dos negros tem, a partir de 4 de Agosto de 2012, uma monumental e bastante original  escultura a si dedicada.
Está implantada em Howich, numa estrada rural, justamente no local onde, em 6 de Agosto de 1962, Mandela foi preso quando, na clandestinidade, disfarçado de chauffeur,  se dirigia para Johansburgo. Creio que neste local também já existiu um outro monumento, talvez menos importante, inaugurado em 1996.
Este  antigo líder político, agora já com 94 anos e a poucos meses de completar os 95, continua muito acarinhado pelo seu povo e mostra-se sempre, senhor de um excelente  bom humor.
Este monumento, de que mostramos fotos, tem  a altura de 10 metros, e  é formado por 50 placas de aço, cortadas com laser e inseridas numa elevação de terreno, a que uma rampa dá acesso. São 50, as placas, porque comemoram, precisamente, o 50º aniversário da captura e prisão do antigo líder político, que acabaria, então, por ficar  detido 27 longos anos.
A particularidade do monumento reside no facto de em determinada perspectiva de visão as colunas que o compõem, formarem, pelos seus recortes,  a imagem da cabeça de Nelson Mandela

Foi seu autor Marco Cianfanelli, escultor de Johanesburgo que estudou Belas Artes em  Wits.
Curiosamente, nunca li referência nenhuma em relação  ao nome que o escultor deu a esta sua obra e que se encontra gravada na placa de que mostramos imagem. Para mim,  “RELEASE”  também tem significado…


Homenagem  de todo merecida pelo homem que, quanto a mim, será o maior símbolo  da luta contra o regime que vigorava na África do Sul, nomeadamente o  apartheid.
M.A.

2 comentários:

Quica disse...


Costumamos dizer, quem vê caras não vê corações, para mim o rosto de Nelson Mandela, transmite-nos a grandeza do seu coração.

Esta escultura é uma homenagem a um grande homem.

M.A. disse...

Quica:
Mandela é mais um dos homens que merece ficar para a eternidade!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização