Como tudo começou

28/04/13

CONÍMBRIGA...RECONTRUIDA




Na escola primária, todos aprendemos, na disciplina de  História, que os primeiros povos a virem cá para a Península Ibérica terão sido os iberos, seguidos dos celtas. Da ligação entre ambos  surgiram  os celtiberos…depois foram os fenícios…a seguir os gregos… mais tarde os cartagineses e, só então chegaram  os romanos. 
Muitos outros povos se seguiram mas, fiquemos por estes mencionados em último lugar, uma vez que vamos falar de Conímbriga cidade esta, ao que se sabe, fundada e habitada pelos romanos. Parece que em escavações feitas naquela zona foram já encontrados vestígios celtas, mas, de momento não queremos ir tão longe neste nosso breve apontamento. Aos leitores interessados em dados históricos mais completos faço convite para clicarem aqui.

Conímbriga, ou melhor, o que hoje resta desta cidade, situa-se na povoação de Condeixa a Velha,  a 16 Klm da cidade de Coimbra. Penso que muitos de  nós já a visitamos, quando crianças, até porque foi e, julgo que continua a ser, um destino muito escolhido para  passeios escolares. Se for esse o caso de quem nos lê, certamente recorda  ter  circulado por todas aquelas ruas, e jardins; terá gostado de admirar naquelas ruínas de habitações alguns mosaicos de cores maravilhosas e restos de um ou outro ornamento na pedra;  reparado na elegância das colunas que no fórum  ainda se conservam de pé. Junto das termas,  por certo, até ficou surpreendido por  lhe dizerem que, à época, os utentes já  tinham água aquecida, conforme canalização ainda visível!
Depois, dentro do  museu, também terá tido oportunidade de ver todas as peças retiradas do ar livre e ali preservadas.
Sem dúvida que qualquer de nós, depois da visita não duvida que o povo romano possuía já um certo requinte de vida, gostando de viver com hábitos de higiene e rodeado de algum conforto.
Ora, acontece,  alguém ter-se lembrado de imaginar como seria aquela cidade  reconstruída e dadas as possibilidades das novas técnicas informáticas eis que fez um vídeo em três dimensões  que podereis  ver clicando aqui.
E pronto, leitores, espero que tenham gostado desta visita. Fica-nos a pena de não existir já  nenhum daqueles antigos moradores, o “Sr. da Casa dos Repuxos”, por exemplo, o qual nos faria, talvez,   uma visita guiada à sua residência…
Até breve.
Nota-A imagem, retirada da net,  mostra um dos mosaicos de Conímbriga.
M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização