Como tudo começou

16/10/13

CAFÉS SUSPENSOS




Entramos num pequeno café, na Bélgica, com um amigo e fizemos o nosso pedido. Enquanto estamos a aproximar-nos da nossa mesa, duas pessoas chegam e vão para o balcão:
"Cinco cafés, por favor. Dois  para nós e três suspensos"
Eles pagaram a conta, pegaram num café cada um e saíram.
Perguntei ao meu amigo:
- "O que são esses cafés suspensos?"
O meu amigo respondeu-me:
- "Espera e vais ver."
Algumas pessoas mais entraram. Duas meninas pediram um café cada, pagaram e foram embora. A ordem seguinte foi para sete cafés e foi feita por três advogados - três para eles e quatro "suspensos". Enquanto eu ainda me perguntava qual era o significado dos "suspensos" eles sairam. De repente, um homem vestido com roupas gastas, parecendo um mendigo chega à porta e pede cordialmente:
- "Você tem um café suspenso?"
Resumindo:_ As pessoas pagam com antecedência um café que servirá para quem não pode pagar uma bebida quente. Esta tradição começou em Nápoles, mas espalhou-se por todo o mundo e, em alguns lugares, é possível encomendar não só cafés "suspensos" mas também um sanduíche ou refeição inteira.


Nota da autora do post:_  Partilhem, no sentido de divulgar e promover, entre os vossos conhecidos,  aqui em Portugal, esta feliz ideia. Seria uma iniciativa, deveras interessante, a pôr em prática. M.A.

2 comentários:

Quica disse...



Mais do que nunca, deve ser feita esta prática. Com tanta gente a necessitar de um pouco calor no estômago.

M.A. disse...

Penso que pequenos gestos poderão fazer uma diferença muito grande na relação entre as pessoas.Volte sempre, Quica. M.A.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização