Como tudo começou

01/10/13

FLOR DA GEADA



Tem tanto do bonito como de rara. Criada no Outono, ou no início de uma manhã de Inverno, quando o gelo, em camadas extremamente finas é empurrado para fora do caule das plantas ou, ocasionalmente, da madeira.
Esta extrusão cria padrões maravilhosos que enrola e dobra em pecíolos congelados dando razão ao nome que lhe deram.
As condições climatéricas têm que ser certas para que este fenómeno aconteça. Quando a temperatura chega a zero, ou um pouco abaixo, no caule das plantas a seiva vai expandir-se. Assim a camada exterior da haste fica sob uma pressão crescente e criam-se as chamadas fissuras lineares, microscópicamente finas, pelas quais a seiva sai e em seguida congela.
A água expulsa vai rodeando o caule da planta, enquanto o solo continua a ser descongelado. Ela viaja até às plantas, para o eixo estrutural externo (tronco) e atinge a divisão ou então racha. Ela escorre lentamente para fora e congela. Mais água vem, em seguida, atinge as fissuras e também congela, empurrando o deslizar anterior de gelo para longe da haste, formando assim as “pétalas” bonitas que as imagens mostram.
Este “efeito flor de geada” pode, também, acontecer na madeira quando, por exemplo, com ela se fez um portão ou um muro. Neste caso a água é submetida à extrusão através dos poros da madeira.
A flor de gelo é também conhecida por “castelos geada”, “castelos de gelo mas, o seu  nome científico é “crystallo-folia”.













Flores de geada” são extremamente delicadas e quebram mal se lhes toca. Se encontrar alguma procure antes,  rapidamente,  filmá-la ou fotografá-la pois, como são formadas por finas folhas de gelo, o sol logo as irá derreter. E quem sabe, esta  pode ter sido a única vez que lhe foi dado encontrar esta obra prima  da Natureza.

Nota - Recebi isto num e-mail de alguém amigo e, por achar o assunto tão curioso, resolvi logo partilhá-lo com os nossos leitores, esperando que, tal como aconteceu comigo, estas bonitas imagens os encantem.

M.A.

1 comentário:

Quica disse...


A natureza tem destas surpresas, maravilhosas.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização