Como tudo começou

29/10/13

O MAESTRO SURPREENDEU MARIA JOÃO PIRES E ELA SURPREENDEU TODA A GENTE



Esta notícia passou há poucos dias na nossa televisão embora tivesse tido lugar já em 2010, sem que fosse divulgada, na altura.  Se a trazemos junto dos nossos leitores é, sobretudo para salientar, uma vez mais, o prestígio e grande valor profissional que tem, em todo o mundo, a pianista portuguesa Maria João Pires. ,
Servirá também para que alguém, mais distraído, possa tomar conhecimento do que aconteceu e possa avaliar  como em determinado “momento de aperto” Maria João Pires soube reagir de modo tão surpreendente que o próprio maestro não lhe poupou elogios..

Na Holanda, a Orquestra Amsterdam Concertgebouw, dirigida pelo Maestro Ricardo Chailly, com a solista Maria João Pires  ao piano,  iriam tocar um concerto de Mozart. Sala cheia, tudo a postos, o maestro eleva a batuta e a orquestra inicia os  primeiros acordes  do  Concerto nº 20 em  D menor  K66 de Mozart. Mas... algo de  imprevisto estava a acontecer. 
Queiram os  leitores  clicar aqui  e repararem, então, no vídeo que mostra a expressão aflitiva de Maria João Pires, que se apercebe que a peça que ela ensaiara…não era aquela que se ouvia e, claro,  nem a partitura que ela tinha consigo correspondia. Ela leva uma mão à cabeça, há uma troca breve de palavras entre maestro e pianista e ele diz-lhe que sabe que ela será capaz de executar a composição  mesmo sem a dita partitura.
Entretanto, acabada  a  breve introdução da orquestra, Maria João pousa as mãos no teclado do  piano e, dos seus dedos, soltam-se os sons do primeiro andamento do nº. 20... Depois, segundo reza a notícia, graças à sua memória musical, nem uma só nota  ela falhou  até ao  final do concerto.  Deste modo, a pianista portuguesa demonstrou o enorme  talento que tem e  marcou mais uns pontos no seu já longo curriculum.
Parabéns Maria João Pires.

M.A.

1 comentário:

Quica disse...


Mais um talento que deixamos sair do nosso país. Assim vai a defesa da nossa cultura.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização