Como tudo começou

07/11/13

BONECO MECÂNICO COM 243 ANOS



Mostro  hoje, aos nossos leitores mais uma curiosidade. Um boneco mecânico que tem a proveta idade de 243 anos, imaginem só…

Foi construído por um relojoeiro suíço de nome Pierre Jaquet-Droz, também conhecido por Bite des Galaxies, que viveu a sua vida entre Paris, Londres e Genebra.
Ele tinha a capacidade de desenhar e construir  bonecos e pássaros movidos por mecanismos e engrenagens  bastante elaborados e usava-os, não só para presentear réis e rainhas mas,   também,  como publicidade para a venda dos seus relógios. É de crer que fosse na verdade um grande artista pois, vários dos seus autómatos ainda hoje funcionam perfeitamente.

Consideram mesmo que ele tenha sido o primeiro programador da história na construção de “robots” .

Este boneco que trago, “The Writer” ( O Escritor) data de 1770 e a sua habilidade consiste em reproduzir, com letra muito bem cuidada, as palavras antes ordenadas no interior das  suas costas num mecanismo ali existente. Para o leitor ter também oportunidade de usufruir do vídeo que mostra bem aquilo de que falamos  precisará, apenas, de clicar aqui e deliciar-se com esta engenhosa velharia.
Se acaso desejarem saber mais sobre o seu inventor poderão clicar, também, aqui.
Espero que apreciem de mais esta curiosidade.
M.A..


Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização